Os elétricos da BMW vão parecer uma banda sonora em andamento

0
2069

O compositor de bandas sonoras Hans Zimmer compôs o som do BMW Concept i4 juntamente com o designer de áudio da marca alemã, Renzo Vitale.

Esta realização foi executada sob a nova marca BMW Iconic Sounds Electric, a qual pretende dar aos modelos elétricos da BMW uma profundidade emocional extra, conectando o condutor ao personagem do veículo em outro nível através de sons e sons individuais.

O “Rei Leão” das bandas sonoras

O alemão Hans Zimmer é um dos mais reputados (e premiados) compositores de trilhas sonoras para cinema. Com o filme “Rain Man” (1988) conseguiu a sua primeira nomeação para os Óscares, repetindo o feito um ano depois com o filme “Driving Miss Daisy. Com o “Rei Leão” (1994), Zimmer é coroado pela Academia com a melhor banda sonora original. Ao todo, o trabalho de Zimmer foi nomeado sete vezes para os Globos de Ouro, 7 para os Grammys e sete para os Óscares. No ano 2003, o compositor atingiu o 100º filme em que colaborou com “O Último Samurai”.

O protótipo i4 foi uma segunda “cobaia”. Com efeito, o som do BMW Concept i4 é o segundo desenvolvido para veículos elétricos da BMW com Hans Zimmer, após a apresentação do som elétrico do Vision M NEXT no evento #NEXTGen, em Munique, em junho de 2019.

Para este “argumento” ao estilo cinematográfico, Zimmer refere que, a par de Renzo, foi “inspirado a reunir o passado e o futuro da BMW com o som do Concept i4”.

“Temos uma oportunidade extraordinária de transformar a condução elétrica num BMW numa experiência muito especial com a ajuda de fantásticos sons” – Hans Zimmer

O repertório auditivo do Concept i4 estende-se dos sons de condução “Core” aos tons mais intensos de “Sport”.

Os acompanhamentos acústicos foram imaginados também para a abertura de uma porta e para o iniciar do automóvel.

A partir de julho, o novo aúdio do “start/stop” será já introduzido em todos os elétricos BMW e nos modelos híbridos plug-in da marca.

“Esperamos que o som que criamos seja clássico, mas surpreendente, e tenha uma sensação de leveza adequada à marca BMW”, sublinha Zimmer.

“A capacidade de projetar o som nos nossos veículos possibilita despertar emoções positivas”, diz Vitale. “O novo som de start/stop visa instilar uma sensação de entusiasmo ante a perspetiva de se guiar um veículo elétrico assim que o cliente entra no veículo e inicia a viagem”.

BMW Iconic Sounds Elétrico: levar a alegria do puro prazer de condução a um novo patamar

O silêncio dos veículos elétricos é frequentemente apontado como um grande benefício da mobilidade elétrica. Todavia, para algumas pessoas esse silêncio leva a que se perca algum envolvimento emocional com a viatura, por comparação com os automóveis equipados com motores de combustão.

“O som sempre desempenhou um papel importante na emoção dos nossos modelos. Agora, estamos a levar a alegria do puro prazer de condução a um novo patamar e estamos particularmente satisfeitos por trabalhar com Hans Zimmer para criar o novo mundo sonoro da mobilidade elétrica na BMW. Essa colaboração resultará na nossa futura oferta de som para veículos eletrificados: BMW IconicSounds Electric”, declara Jens Thiemer, vice-presidente sénior pelo departamento de clientes e marca BMW.

Artigo anteriorVolvo coloca autocarro em modo elétrico até 50 km/h
Próximo artigoRecolha de vidro para reciclagem subiu quase 16 mil toneladas