Esta sexta-feira, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Para assinalar a efeméride deste ano, a Organização das Nações Unidas lembra que um milhão de espécies animais e plantas (num total de 8,7 milhões de seres) estão em risco de desaparecer, insistindo, por isso, que “it’s time for nature” (“É tempo para a natureza”).

O Welectric associa-se a este Dia Mundial do Ambiente, fazendo eco de uma espantosa iniciativa que a Fundação Cartier promove: trata-se da “Great Animal Orchestra”, uma instalação on-line disponível em francês, inglês e espanhol.

biofonia: atividade de captação de sons gerados por organismos vivos, não humanos, no seu habitat.

Descrita como uma escultura sonora, ou eco-instalação, a “Great Animal Orchestra” coloca sons de animais com representações visuais, na forma de “espectrogramas” abstratos codificados por cores.

Combinando estética e tecnologia, esta concerto da natureza oferece uma imersão audiovisual nos sons em diferentes cenários naturais e uma meditação sonora e visual sobre a necessidade de preservar a beleza do mundo animal.

Esta instalação acessível na net é inspirada no trabalho do músico e bioacústico norte-americano Bernie Krause, a convite da Fondation Cartier, em 2016.

Bernie Krause (Foto: Tim Chapman)

Sabia que…
… antes de ser atraído pelos sons dos animais, Bernie Krause foi músico e engenheiro acústico nas décadas de 1960 e 1970, colaborando com artistas como The Doors e The Byrds? Também trabalhou na banda sonora do filme “”Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola. Em 1968, fundou a Wild Sanctuary, dedicado à gravação de sons da natureza.

Durante quase 50 anos, Bernie Krause coletou mais de 5.000 horas de gravações de habitats e espécies naturais em todo o mundo.

O estúdio United Visual Artists (UVA), com sede em Londres, agarrou no material e imaginou uma tradução visual das paisagens sonoras de Bernie Krause, permitindo ouvir sons e visualizá-los simultaneamente.

Essa instalação eletrónica 3D que é projetada viaja através de sete territórios registados por Bernie Krause.

A viagem aos sons da natureza, que chegou a resultar numa exposição em Paris de 2 de julho de 2016 a 8 de janeiro de , está acessível a partir de agora, na internet.

► Para aceder à versão em inglês de Great Animal Orchestra, clique na imagem da esquerda.

► Para aceder à versão em português do Brasil da “Grande Orquestra dos Animais”, clique na imagem da direita

 

 

Em complemento, partilhamos dois vídeos concebidos para este Dia Mundial do Ambiente de 2020.

Este primeiro tem como autor o Instituto Superior de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA) de itália, entidasde que sublinha que “a segurança alimentar, o bem-estar e a prosperidade da sociedade humana estão ameaçados se nenhuma ação for tomada para reverter a crise da biodiversidade”, a qual “também põe em risco a prestação de serviços ecossistémicos, de alimentos a madeira, de água a medicamentos, de regulação climática a controlo de erosão do solo, de valores recreativos a culturais”.

 

O segundo vídeo tem a chancela da própria ONU e alerta para o risco de extinção de espécies.

Artigo anteriorDepois do recorde do mundo num Hyundai Nexo qual a próxima aventura de Bertrand Piccard?
Próximo artigoPrio investe 11,5 milhões de euros em carregadores: postos ultra-rápidos contemplados