Nascida em 1989 e presente no nosso país desde 1999, a Lexus está a assinalar 15 anos de eletrificação em Portugal.

Numa videoconferência de imprensa de análise ao percurso do construtor do Grupo Toyota e aos seus principais marcos, os responsáveis do importador surpreenderam ao revelar que os seus modelos híbridos são conduzidos em modo elétrico numa grande faixa de utilização.

Sabia que…
… o RX 400h, em 2005, foi o primeiro modelo eletrificado da Lexus?

O modelo combinava um motor V6 a gasolina de 3,3 litros com um motor elétrico. Juntos, produziam 273 cv.

A amostra dada a conhecer pela Lexus reporta-se a um ano de test-drives reais, efetuados por 1311 clientes nacionais, de 1 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019.

Através do “Driveco”, dispositivo ligado ao OBD – OnBoard Diagnostics e está colocado em todos os modelos que fazem test-drive com clientes durante o processo de venda, foi possível monitorizar o tipo de condução feita e, em concreto, registar o tempo e a distância de condução sem o motor a combustão.

Nos ensaios efetuados, em 53% do tempo a condução foi em modo EV a uma velocidade média de 44 km/h.

Em termos de distância, dos 94.575 km feitos nesses ensaios (uma média por cliente de 72 km), 33% dos trajetos foram em modo EV.

Fonte Lexus

Os dados são interessantes dado que a grande maioria dos clientes está pouco habituada a veículos eletrificados, pelo que apresentam um estilo de condução mais característico de um veículo convencional.

A Lexus salienta o facto do seu sistema híbrido integral (full-hybrid) assentar numa arquitetura de 600 V, permitindo que o veículo pode funcionar apenas com energia elétrica em certas situações.

Full hybrid vs. Mild Hybrid

O full-hybrid distingue-se dos sistemas “Mild Hybrid” ou “Híbridos de 48 Volt, os quais não são mais do que sistemas de assistência elétrica projetados para auxiliar o motor a combustão – o veículo não anda sem o motor de combustão, portanto, a condução elétrica (EV) não é possível.

Já no sistema híbrido da Lexus, a bateria de carregamento automático (self-charging) está pronta a atuar e a colocar o veículo logo no arranque.

A Lexus, que integra o Grupo Toyota, resumo no quadro abaixo a evolução do seu sistema híbrido nos últimos 25 anos:

A divisão de luxo da Toyota prepara para o final do ano o lançamento daquele que será o primeiro Lexus 100% elétrico, o UX 300e, com 150 kW (204 cv).

UX 300e será o primeiro elétrico da Lexus. Chega no final do ano.

Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.

Artigo anteriorADN de Porsche Taycan encontrado em 1898
Próximo artigoOperações logísticas da Volvo mais “verdes” com substituição de camiões por comboio