Foram recentemente lançadas para o mercado seis novas bicicletas com assistência elétrica (e-Bikes) do tipo Crossover. Autoria da Peugeot Cycles, estes equipamentos estão a ser fabricados em França e montados em Rommily sur Seinne (Aube, França).

As novas e-Bikes Peugeot eT01 foram desenvolvidas através da combinação entre os modelos trekking e montanha. As linhas dos modelos SUV do mundo automóvel serviram de inspiração para o desenvolvimento do conceito crossover empregado nestas e-Bikes.

Ao nível do design deste produto podemos adjetivá-lo como elegante e fluído. Para isso contribui a sua bateria Bosch PowerTube alojada no quadro das Peugeot eT01 (e=elétrico, T=trekking). As capacidades de trekking deste veículo são especialmente impulsionadas pelos potentes motores Bosch, assim como pelos pneus de grandes dimensões.

Também é justo descrever as Peugeot eT01 como confortáveis. Isto porque, independentemente do tipo de estrada, caminho ou declive, os modelos FS (Full Suspension) tornam a condução destas e-Bikes mais agradável. Enquanto modelos polivalentes e multifuncionais, as e-Bikes da Peugeot Cycles correspondem aos desejos dos ciclistas. Independentemente de serem usadas quotidianamente ou pontualmente, em momentos de lazer.

Peugeot eT01 Crossover D9

Munida de um motor Bosch Active Line, a Peugeot eT01 Crossover D9 é uma bicicleta pensada especialmente para ciclistas mais aventureiros. Principalmente porque, graças ao seu motor, é fácil de utilizar em caminhos com subidas acentuadas. Ajuda também o facto desta e-Bike ter uns generosos pneus Hutchinson, com espigões laterais, que asseguram aderência a todo o tipo de piso. Merece igual destaque a sua bateria Bosch PowerTube 400 Wh que oferece uma autonomia máxima de 110 quilómetros. Poderá adquirir uma Peugeot eT01 Crossover D9, com quadro “Sport” ou “Mixt”, por 2.499 euros.

PEUGEOT eT01 CrossOver D9

PEUGEOT eT01 Crossover D10 Equipped

Para um uso mais quotidiano temos a Peugeot eT01 Crossover D10 Equipped. Descrita pela marca como versátil e eficaz, esta e-Bike está equipada com um potente motor Bosch Performance CX. Graças ao seu binário de 63 Nm, a potência máxima deste veículo é atingível mesmo em subidas mais ingremes. Em relação à bateria, podemos avançar que a Peugeot eT01 Crossover D10 Equipped integra uma Bosch PowerTube de 500 Wh. Através da qual é conseguida uma autonomia máxima de 110 quilómetros. Também este modelo é enriquecido com quadro “Sport” ou “Mixt”. Mas há algumas especificidades que tornam esta e-Bike ideal para uso quotidiano. Por exemplo, o facto de vir equipada com luz traseira e dianteira, guarda-lamas e suporte para a bagagem. Está à venda por 3.299 euros.

Peugeot eT01 Crossover D10 Equipped

Peugeot eT01 Crossover FS (Full Suspension)

Desta nova linha de bicicletas elétricas também faz parte a Peugeot eT01 Crossover FS (Full Suspension). Confortável é o adjetivo que melhor assenta a esta e-Bike. Uma característica garantida através das suas suspensões dianteiras e traseiras de 80 mm de curso. Além de que, graças à sua Full Suspension, esta bicicleta torna-se mais confortável de conduzir em cidade e tem mais facilidade em circular sobre qualquer tipo de terreno. Em termos de bateria, motor e autonomia máxima, esta e-Bike é uma cópia do modelo “Peugeot eT01 Crossover D9”. O preço da Peugeot eT01 Crossover FS (Full Suspension) é 3.299 euros.

PEUGEOT eT01 Crossover FS

Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension)

Falta apenas falar da Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension). Um modelo que prima pelo conforto, rendimento e conveniência. O conforto está inerente às suspensões dianteiras e traseiras que suavizam as eventuais irregularidades do piso. O rendimento advém do seu motor Bosch Performance Line, com 60 Nm de binário, que oferece acelerações potentes. E por fim, a conveniência é uma característica assegurada pela sua bateria Bosch PowerTube de 500 Wh. Tal como todos os outros modelos da gama, a Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension) tem uma autonomia máxima de 110 quilómetros. Esta e-Bike é outros dos modelos desenho especialmente para uso quotidiano. Daí vir equipada com luz traseira e dianteira, guarda-lamas e suporte para bagagem. A Peugeot eT01 Crossover FS Equipped (Full Suspension) é a bicicleta mais cara desta gama, representando um custo de 3.999 euros.

Peugeot eT01 Crossover FS Equipped

Resumo comparativo das diferentes e-Bike da Peugeot Cycle

Saiba como adquirir qualquer um destes modelos

A Peugeot Cycles tem um estúdio de design próprio, o Peugeot Design Lab. Foi neste espaço que “nasceu” o conceito de Crossover da marca, que resulta no design fluído e moderno destas novas bicicletas. Todas as e-Bikes Peugeot eT01 Crossover são montadas em Romilly sur Seinne (Aube, na região de Champagne). Também o fabrico destas bicicletas é feito em França.

A bateria Bosch PowerTube foi encaixada no quadro. O facto deste elemento estar disposto desta forma, junto ao motor da bicicleta, oferece um maior equilibro do conjunto. Até porque este passa a lidar com um centro de gravidade mais baixo.

Ainda sobre a forma como as diferentes peças da bicicleta estão dispostas, as baterias são totalmente protegidas contra a projeção de pedras e outros objetos. A sua remoção é muito fácil de se concretizar pela parte superior do quadro. De referir também que o processo de fabrico dos quadros impede inclusões no alumínio e garantem a sua robustez. As soldaduras planas completam a qualidade percebida.

Para comprar qualquer um destes modelos basta aceder ao portal https://cycles.peugeot.fr . As e-Bike da Peugeot Cycle também estão à venda através da Rede de Distribuidores Peugeot, nas lojas Velo & Oxygen. Ou então junto de revendedores independentes autorizados.

O compromisso da Peugeot face à mobilidade elétrica

As e-Bike Peugeot eT01 Crossover são, para o nosso quotidiano, uma excelente alternativa aos meios de transporte tradicionais. Principalmente por serem confortáveis e eficazes. Através desta gama de modelos de nova geração, a Peugeot Cycles reforça a sua oferta de bicicletas com assistência elétrica.

Com ajuda destas novas e-Bikes, a marca também reforça o seu leque de opções de mobilidade eletrificada Peugeot a 300º. De relembrar que este fabricante já comercializa a scooter elétrica e-Ludix. Além de automóveis 100% elétricos, como o e-208, e-2008 e o e-Traveller e os híbridos Plug-In como o 3008, 508 berlina e SW. Assim como os Veículos Comerciais Ligeiros 100% elétricos e-Expert e e-Boxer.

Artigo anteriorGestoras de resíduos procuram resolver problemas de recolha de equipamentos elétricos
Próximo artigoKart elétrico com ronco de Lamborghini ao preço de… dois telemóveis!