Acordo para acelerar adoção de LiFi nas indústrias transformadoras

0
Acordo para acelerar adoção de LiFi nas indústrias transformadoras

No espírito das smart cities, a empresa de iluminação Signify e a EDZCOM, firma nórdica especialista em conectividade Edge, anunciaram que vão unir esforços para introduzir o sistema Trulifi by Signify, uma conectividade wireless bidirecional feita através de infravermelhos e luz visível, em aplicações industriais.

Li-Fi, provém do inglês “Light-Fidelity” (“Luz-Fidelidade”), referindo-se a sistemas de comunicação com luz visível baseado em luz LED para transmitir comunicações em alta velocidade, de modo semelhante ao Wi-Fi. O Li-Fi é uma tecnologia que serve ainda de base para a IoT (Internet of Things), com as luzes LED a serem, neste caso, os pontos de acesso e conectividade.

A parceria aplica-se às soluções LiFi da Signify, sob a marca Trulifi, nas indústrias transformadoras.

O sistema Trulifi utiliza ondas de luz infravermelha e visível para permitir uma comunicação wireless bidirecional fiável e segura a uma velocidade muito superior à da maioria das tecnologias wireless convencionais.

O Trulifi oferece imunidade a interferências, ao contrário das tecnologias de rádio convencionais, como WiFi e 4G/5G.

A Signify já implementou o sistema Trulifi em mais de 150 projetos em todo o mundo. Por seu lado, nesta parceria, a EDZCOM trará conhecimento tecnológico e experiência comercial na conceção e operacionalização de soluções wireless privadas e tem 27 implementações industriais das suas soluções de conectividade em países nórdicos.

A tecnologia Li-Fi permite que haja ligação à Internet usando a luz de lâmpadas, iluminação pública ou até televisões de LED.

A conectividade Edge (“Enhanced Data Rates For GSM Evolution” ou “Taxas de Dados Ampliadas para a Evolução do GSM”) é uma solução wireless privada, que conecta ativos, equipamentos e pessoas no terreno.

É uma solução de rede privada, segura e feita à medida com um espectro específico, garantindo que a segurança e a continuidade da ligação e a gestão da rede são controladas pelo utilizador, ao contrário do que acontece com as redes públicas.

“Em conjunto, a Signify e a EDZCOM irão acelerar a adoção de uma conectividade de rede fiável, segura e de alta velocidade nos ambientes mais desafiantes”, afirmam em comunicado as duas empresas.

A EDZCOM constrói e opera redes wireless privadas no edge, conectando ativos, equipamentos e pessoas em diversos tipos de ambientes, como indústrias transformadoras, mineira, do petróleo e gás, centros de logística e setor de produção de energia.

► “O sistema Trulifi da Signify é uma forma inovadora de comunicação wireless que ampliará o âmbito das soluções de operações que oferecemos à nossa base de clientes global. O sistema Trulifi complementa a oferta da Edzcom apresentando ligações de comunicação hot spot rápidas e seguras”, refere Mikko Uusitalo, CEO da EDZCOM.

► “A combinação dos pontos fortes e capacidades do sistema Trulifi e da EDZCOM beneficiará as indústrias que dependem fortemente do desordenado espectro de radiofrequências para as comunicações de dados. O sistema Trulifi pode ajudar a descarregar tecnologias de rádio convencionais e oferece conexão de rede fiável, segura e de alta velocidade onde for necessário”, afirma Olivia Qiu, Diretora de Inovação da Signify.