A LeasePlan acaba de divulgar o seu Índice Anual Car Cost Index 2020, uma análise abrangente que revela o verdadeiro custo de ter um automóvel – incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção – em 18 países europeus.

Neste mais recente estudo, fica patente que os veículos elétricos do segmento médio familiar (EV) têm agora custos competitivos quando comparados com os veículos a gasolina e Diesel na maioria dos países inquiridos.

Os 18 países incluídos no Car Cost Index 2020 são: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

“A boa notícia é que os custos dos EV estão a baixar e estamos a assistir ao desenvolvimento de um forte mercado de elétricos em segunda mão para os EV de qualidade usados. A má notícia é que os governos não estão a fornecer as infraestruturas de carregamento necessárias para satisfazer a procura do mercado. Os decisores políticos nacionais e locais precisam de acelerar agora e investir numa infraestrutura de tarifação universal, acessível e sustentável para permitir que todos façam a mudança para EV. Apoiar a transição para a mobilidade elétrica é o melhor investimento que os governos podem fazer – os EV são bons para os condutores, bons para a qualidade do ar, e uma das formas mais eficazes de combater as alterações climáticas”, disse Tex Gunning, CEO da LeasePlan.

Custo competitivo: EV até 5% mais caros que os equivalentes ICE
No Car Cost Index 2020, os custos são calculados em média durante os primeiros quatro anos de propriedade e pressupõem 30.000 km de condução por ano. Para efeitos do Índice, o “custo competitivo” é definido como: EV que não chegam a ser 5% mais caros do que os seus equivalentes ICE (veículos com motor de combustão interna – Internal Combustion Engine).
Fonte: Car Cost Index 2020 da LeasePlan

Segundo o Car Cost Index 2020, os custos mensais totais de propriedade para os segmentos utilitário (B1) e pequeno familiar (C1) em termos de EV são os seguintes (dados para 18 mercados, ordenados por preço do EV):

Gasolina Diesel Elétrico

Grécia 547€ 534€ 594€
Hungria 537€ 538€ 642€
Suécia 643€ 655€ 646€
França 598€ 633€ 654€
Portugal 651€ 672€ 686€
Irlanda 640€ 613€ 695€
Aústria 685€ 672€ 718€
Paises Baixos 711€ 806€ 721€
Espanha 603€ 609€ 730€
Alemanha 704€ 720€ 730€
Itália 807€ 763€ 742€
Reino Unido 727€ 731€ 744€
Noruega 851€ 913€ 750€
Bélgica 686€ 709€ 797€
Dinamarca 765€ 716€ 797€
República Checa 541€ 570€ 793€
Finlândia 767€ 794€ 944€
Suíça 960€ 925€ 949€

 

Os principais destaques do LeasePlan Car Cost Index 2020 são estes:

  • Os elétricos no popular segmento médio familiar (D2) são totalmente competitivos em termos de custos em comparação com os veículos com motor de combustão interna (ICE) em 14 países, incluindo Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido.
  • Portugal surge em 10º lugar no custo mensal de propriedade de um carro (com um custo de 651€ para os veículos a gasolina, 672€ para os veículos a gasóleo e 686€ para os veículos elétricos nos segmentos utilitário e pequeno utilitário – B1 e C1)
  • Os veículos elétricos do segmento pequeno familiar (C1) apresentam valores de TCO (Total Cost of Ownership) muito idênticos quando comparados com os ICE em 8 países: Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido.
  • O custo médio mensal da condução de um carro varia muito em toda a Europa, desde 491 euros por mês na Hungria até 926 euros por mês na Suíça.
  • A Noruega e a Suíça são os países mais caros para conduzir carros ICE. Por outro lado, os carros elétricos são significativamente mais baratos do que todos os ICE na Noruega e mais baratos do que os carros a gasolina na Suíça.
  • A Hungria é o país mais barato para conduzir um carro a gasolina, enquanto a Grécia é o mais barato para conduzir um carro a gasóleo.
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