No âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portefólio de novos modelos de veículos neutros em emissões de CO2 em menos de 20 anos. Nesse contexto, os 100% elétricos farão parte do cardápio, com a marca germânica a anunciar para os próximos tempos oito modelos BEV:
► EQA SUV ► EQB SUV ► EQC SUV (à venda em Portugal) ► EQE ► EQE SUV ► EQS ► EQS SUV ► EQV (à venda em Portugal)
Modelos Mercedes-Benz EQ
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Mercedes-Benz EQV
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC
Mercedes-Benz Concept EQA show car
Limousine elétrica EQS já em 2021
A Mercedes-Benz anunciou que irá lançar no mercado no próximo ano o EQS, membro elétrico da família Classe S.
O modelo vai ser o primeiro modelo a utilizar o novo sistema elétrico concebido para os veículos elétricos do segmento de luxo e de executivos da Mercedes-Benz.
De acordo com o fabricante, a nova geração dos seus elétricos de luxo será baseada numa arquitetura desenvolvida especificamente, que é escalável em todas as vertentes e pode ser utilizada em várias séries de modelos. A distância entre eixos, a largura dos eixos, bem como todos os restantes componentes do sistema, especialmente as baterias, variam graças ao design modular.
Fábrica com linhas de montagem flexíveis
Em termos de produção, a Daimler está a projetar as suas instalações de modo a fabricar flexivelmente diferentes modelos nas mesmas linhas de produção.
O EQS é produzido em conjunto com o Classe S na “Factory 56” em Sindelfingen. Durante algum tempo, a flexibilidade nas fábricas foi um investimento prioritário da Mercedes-Benz Operations (MO), que é responsável pela produção de veículos ligeiros de passageiros em todo o mundo.
“O equipamento tecnológico caracterizado pelas soluções da Indústria 4.0 é um fator-chave para a flexibilidade. Graças a estruturas altamente flexíveis, todas as fábricas podem produzir veículos com diferentes tipos de cadeias cinemáticas e, desta forma, responder rapidamente às variações da procura nos mercados”, explica o construtor alemão.
“Desta forma, o conceito do veículo é otimizado para cumprir todos os requisitos de uma família de modelos elétricos que se pretende expandir no futuro. Esta arquitetura de veículo permite construir veículos elétricos Mercedes-Benz desde limousines até grandes SUVs”, aponta a Daimler, dona da marca alemã.
De resto, em comunicado, o construtor acaba igualmente por confirmar que irão chegar ao mercado mais outros três elétricos: EQS SUV (em 2022),EQE e EQE SUV.
EQE Protótipo
EQS SUV Protótipo
A Mercedes-Benz irá lançar a arquitetura de modelos 100% elétricos em 2021.
Relativamente ao EQS, a limousine elétrica da Mercedes-Benz terá um leque de autonomias variável, consoante a configuração que o cliente escolher, podendo ter um alcance de até 700 km (ciclo WLTP).
EQS nas últimas fases dos testes
O EQS encontra-se atualmente nas últimas fases dos testes a caminho de alcançar a maturidade para ser produzido, incluindo a realização de testes no Centro de Testes e Tecnologia em Immendingen.
Centro de tecnologia e de testes da Daimler em Immendingen
“A validação sistemática do veículo no seu todo serve para garantir os elevados padrões de qualidade e é uma das extensas medidas utilizadas no processo de desenvolvimento de todas as séries de modelos Mercedes-Benz”, esclarece a Daimler.
Sabia que…
… a Mercedes-Benz pretende que os veículos equipados com propulsão elétrica, incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, representem mais de metade das suas vendas já em 2030?
O processo inclui testes de inverno na Escandinávia, testes ao chassis e à cadeia cinemática em pistas de ensaios, estradas públicas e no circuito de testes de alta velocidade em Nardo, bem como os testes integrados de todo o veículo sob o calor do sul da Europa e do sul de África.
Atualmente estão também a ser realizados testes de estrada na China e nos EUA. No caso do EQS, é prestada especial atenção à cadeia cinemática elétrica e à bateria, aspetos igualmente alvo de testes e aprovações.
Testes de estrada de veículos Mercedes-Benz EQ
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Christoph Starzynski, Vice-Presidente da arquitetura elétrica na Mercedes-Benz e responsável pelos veículos EQ
Testes de estrada de veículos Mercedes-Benz EQ
Da esquerda para a direita: EQS SUV (Protótipo), EQS (Protótipo) e EQE Protótipo
Testes de estrada de veículos Mercedes-Benz EQ
Testes de estrada de veículos Mercedes-Benz EQ
Testes de estrada de veículos Mercedes-Benz EQ
Em setembro de 2019, o concept car Mercedes-Benz Vision EQS forneceu indicações sobre o design progressivo do futuro EQS.
Mercedes-Benz Vision EQS concept
Nesta fase, a marca adiantou que os testes de estrada que estão a ser efetuados têm como protagonistas protótipos camuflados, para deliberadamente esconder os pormenores do design final, não apenas do EQS, mas também dos já mencionados EQS SUV, EQE e EQE SUV.
Elétricos no segmento de modelos compactos
Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz avança que irá continuar a eletrificar as plataformas mais bem-sucedidas comercialmente. Além do EQC SUV de média dimensão e o EQV totalmente elétrico, os clientes no segmento de modelos compactos podem contar com dois modelos SUV totalmente elétricos, o EQA e o EQB.
Em matéria de elétricos, a Daimler tem ainda a Smart que passou a ser uma insígnia 100% EV, com os seus EQ Fortwo, EQ Fortwo cabrio e EQ Forfour.
A produção do EQA (o irmão totalmente elétrico do GLA) será iniciada antes do final deste ano, indica a Daimler. O arranque da produção do EQB deverá começar em 2021.
O EQA e EQB estarão em comercialização em 2021.
Refira-se, contudo, que os dois modelos elétricos compactos (EQA e EQB) ainda serão baseados numa versão modificada da plataforma do atual Classe A e apresentarão um “design progressivo” para identificá-los como membros da família de modelos EQ.