O UX 300e foi lançado em alguns mercados europeus no segundo semestre de 2020 e, a partir do primeiro trimestre de 2021, chegará ao resto da Europa incluindo Portugal.

Assim, até ao final do mês de outubro, a Lexus irá colocar este que é o primeiro veículo totalmente elétrico da marca japonesa, disponível para encomenda online no mercado nacional.

A marca espera que o UX300e represente até um terço das vendas da gama UX até 2022.

Concebida a partir da plataforma GA-C (Arquitetura global – Compacta), a do modelo UX, a variante elétrica deste crossover urbano tem, contudo, várias diferenças, para além da óbvia, a do motor.

Com o UX 300e, a Lexus leva a sua visão “Lexus Electrified” para o nível seguinte, passando dos Full-hybrid para os 100% elétricos.

Deste modo, o UX 300e recebeu pneus específicos para EV e revestimentos dos arcos das rodas que reduzem o ruído causado por pedras, areia ou água que saltem da estrada, com vista a uma diminuição significativa do ruído no habitáculo.

Sabia que…
… a Lexus atingiu a marca de um milhão de vendas de veículos na Europa? Este total acumulado ultrapassou os sete dígitos em setembro último. O marco coincide com o 30º aniversário do lançamento da marca do grupo Toyota na Europa.

… o primeiro veículo híbrido de luxo do mundo foi o Lexus RX 400h SUV? Foi introduzido em 2005.

… do milhão de veículos Lexus em circulação na Europa, no mínimo 45% são híbridos?

… os híbridos estão presentes em toda a gama de modelos Lexus, e as suas vendas correspondem, atualmente, a 96% do total nos mercados da Europa Ocidental e 99% em Portugal?

O UX 300e também foi ditado de uma suspensão e direção específicas, com elementos do controlo de postura avançado Lexus, apresentado no concept LF-30 Electrified, visto no Salão Automóvel de Tóquio de 2019.

150 kW (204 cv) de potência

Otimizado para a condução urbana, o novo sistema propulsão BEV do UX 300e possui um motor/gerador elétrico de 150 kW (204 cv).

O modelo é alimentado por uma bateria de 54 kWh, montada sob o piso do habitáculo.

A autonomia anunciada é de 305 km no método de homologação WLTP, embora o fabricante sublinhe que, dependendo das configurações, designadamente o tamanho de jante (no UX 300e é possível optar entre jantes de 17″ ou 18″), a autonomia elétrica do crossover poderá chegar a 315 km.

No Welectric avançamos com os preços que o modelo terá no nosso mercado para os seus vários níveis de equipamento.

Preço sem IVA€ PVP € (s/ despesas de legalização e transporte)
UX 300e Executive +   42.682€                52.500€
UX 300e Premium   46.747€                57.500€
UX 300e Premium + Teto de abrir   47.398€                58.300€
UX 300e Luxury   51.626€                63.500€
UX 300e Luxury + Teto de abrir + Jantes de liga leve 18”   52.682€                64.800€
Artigo anteriorNova sede da Auchan Portugal adere à energia limpa
Próximo artigoCondução autónoma vai obrigar a repensar cinto de segurança