A nova empresa lançada pela Galp, a “EI – Energia Independente” promete ajudar as empresas e famílias da Península Ibérica a produzir a sua própria eletricidade renovável, com um retorno entre os 15% e 25% sobre o investimento realizado para a instalação de painéis solares.

A nova empresa recorre a tecnologias avançadas, como a análise de imagens de satélite, algoritmos de Inteligência Artificial e big data como suporte para as escolhas a serem feitas pelos clientes na perspetiva de obtenção de uma maior eficiência.

A EI – Energia Independente é um “spin-off” do Grupo Galp especializado no autoconsumo solar fotovoltaico no âmbito da geração descentralizada. A EI possui uma plataforma tecnológica, eiTech2Perform, e está presente nos mercados de Espanha e Portugal.

Assim, a plataforma EI Tech2Perform calcula o investimento ideal e a sua rentabilidade com base no histórico de consumo, na orientação do telhado e na exposição solar de cada painel instalado, de uma forma personalizada e única para cada cliente.

“O sucesso da transição para um sistema energético sustentável requer que nenhum telhado com potencial para a geração de energia limpa seja ignorado”, diz Ignacio Madrid, CEO da Energia Independente.

“A solução da EI usa a rentabilidade como a melhor forma de impulsionar a mudança”, conclui.

A EI desenvolveu um simulador que permite a cada utilizador introduzir a sua morada num mapa, selecionar o espaço no telhado e comunicar o seu consumo aproximado em menos de um minuto. Com estes dados, a plataforma oferece um primeiro orçamento aproximado e uma indicação de possíveis poupanças.

Estudo da instalação

O projeto começa com o estudo e design da instalação, a engenharia e montagem dos sistemas de produção solar, desde a gestão de autorizações, licenças e subsídios até à subsequente monitorização e análise contínua da instalação.

“Na EI, vemos os telhados como poderosos ativos financeiros e por isso procuramos assegurar, para as empresas e consumidores finais, o desenvolvimento de soluções solares totalmente personalizadas e com a máxima rentabilidade”, salienta a empresa.

A monitorização e controlo, baseados em algoritmos de Inteligência Artificial e big data, permitem a análise e correção de cada instalação em tempo real, otimizando o seu desempenho ao longo de toda a sua vida útil, com um retorno do investimento entre os 15% e 25%, permitindo recuperar o investimento em menos de cinco anos.

“Para além do forte apoio da tecnologia mais inovadora do mercado, a nova empresa conta também com a experiência de uma equipa com carreira internacional e fornecedores de primeira linha ao longo de toda a cadeia de valor. Fabricantes, distribuidores e mais de 20 empresas instaladoras juntaram-se à nova empresa da Galp para contribuir para a redução de emissões e melhorar a eficiência do sistema elétrico”, afirma a empresa.

“Esta aposta vai ao encontro do compromisso da Galp com um mundo mais eletrificado e sustentável que cumpre os 3 Ds da energia: descarbonização, descentralização e digitalização”, salienta Susana Quintana-Plaza, administradora executiva da Galp e responsável pelas áreas de Renováveis e Novos Negócios”. Esta mudança permite-nos oferecer soluções eficientes e rentáveis aos utilizadores e, consequentemente, torná-los parte da transição energética”, conclui Quintana-Plaza.

Artigo anteriorOrçamento avança para especialidade e setor insiste em incentivo ao abate
Próximo artigoBicicleta de montanha elétrica está a nascer em Portugal com engenharia nacional