A marca elétrica Polestar, do Grupo Volvo, voltou a ser premiada. Desta feita, um dos mais recentes prémios pode até ser considerado surpreendente por ter sido atribuído na Alemanha e num “feudo” habitualmente dominado pelos construtores alemães.
Passando a explicar: o Polestar 2 ganhou a categoria “Luxo” no prémio alemão de “Carro do Ano 2021” (GCOTY – German Car Of The Year).
O Polestar 2 convenceu o júri “por uma grande margem” na categoria Luxo, onde foram avaliados os modelos com um preço inicial acima de 50.000 euros.
“Armada elétrica”: 3 vitórias em 5 categorias
De resto, nesta eleição germânica, o Polestar 2 liderou uma “armada elétrica” que convenceu o júri independente, composto por 18 jornalistas especializados em automóveis e que julgou um total de 72 veículos que foram lançados desde o final de 2019.
Com efeito, das cinco categorias em disputa, três delas foram ganhas por veículos elétricos.
Luxo – Polestar 2
Premium – Volkswagen ID.3
Novas energias – Honda e
As outras duas categorias tiveram como vencedores modelos não EV: BMW Alpina B3 (Performance); e Volkswagen Golf (segmento compacto).
Os membros do júri avaliaram os participantes de forma independente de acordo com vários critérios, como design, prazer de condução, capacidade motora, manobrabilidade, qualidade, conforto, caráter prático, segurança, ecológico, infotainment, relevância e relação preço/desempenho.
Os cinco vencedores das categorias passam agora para a ronda final de votação para o título de “Carro Alemão do Ano 2021” que será dado a conhecer neste mês de novembro.
Refira-se que este galardão “Carro Alemão do Ano” em 2019 foi para o elétrico Jaguar I-Pace e em 2020 foi para o também elétrico Porsche Taycan.
“Sempre foi um nosso objetivo trazer mais do que apenas uma alternativa elétrica para o mercado: desenvolver um automóvel que inspire os clientes com o seu design, inovação e desempenho”, refere Thomas Ingenlath, CEO da Polestar. “Estamos orgulhosos que o júri tenha reconhecido a Polestar 2 desta forma”, reforça a sua ideia.
Sistema de infotainment distinguido no Reino Unido
Entretanto, no Reino Unido, a Polestar também recebeu uma distinção, com o sistema de infotainment em estreia no Polestar 2 a receber o galardão “Motoring Innovation of the Year Award”.
Este prémio foi atribuido pelo Sunday Times que escolheu o sistema da Polestar pela sua velocidade de funcionamento, clareza, simplicidade e facilidade de utilização.
O Polestar 2 é o primeiro automóvel a incluir o sistema Android Automotive com integração da Google. Para além de utilizar um touch-screen de 11 polegadas, o comando de voz do Google Assistant pode ser utilizado para controlar algumas aplicações como o Spotify, por exemplo. Além disso, o automóvel é capaz de se ajustar às preferências do utilizador no momento disponibilizando as suas pesquisas mais frequentes.
“Foi uma jogada de mestre da Polestar ao fechar um acordo com a Google para criar o primeiro sistema Android totalmente integrado. A integração no Polestar 2 é harmoniosa com as funções do carro – exibindo não só a carga eletrica restante mas também a integração de aplicativos familiares como Spotify, Audible e Google Podcasts. No futuro, outros automóveis irão apresentar estas funcionalidades, mas o Polestar 2 será sempre recordado como pioneiro”, afirma Will Dron, do Motoring Innovation Award.