A Helexia assinou uma parceria para a instalação de uma central fotovoltaica em regime de autoconsumo nas instalações da Gresart.
A central montada tem uma potência de 1.886 kWp, implicando um investimento na ordem dos 2.2 milhões de euros.
Esta unidade irá produzir anualmente 2.765 MWh de energia limpa e renovável, evitando a emissão anual de 1.244 Ton de gases com efeito de estufa, o equivale à plantação anual de 31.900 árvores.
Este projeto tem a dupla vantagem da substituição da cobertura do edifício, com remoção total do amianto existente, eliminando um fator de risco, que é substituído pela produção de energia limpa, ganhando assim a empresa e o planeta.
A empresa Gresart fica situada em Oliveira do Bairro.
“Esta produção de energia é um fator de competitividade para qualquer negócio, uma vez que há uma redução de custos operacionais e um consequente aumento da capacidade competitiva (preço, margem e lucro)”, salienta a Helexia.
Este novo investimento é na perspetiva de João Guerra, Diretor de Marketing da Helexia, “um orgulho para a Helexia”, que permite reforçar “a sua aposta na sustentabilidade. A energia é um elemento essencial para a competitividade neste sector, onde apenas as unidades produtivas modernas e flexíveis, tecnologicamente evoluídas, conseguem obter os melhores resultados. A Helexia quer contribuir através da transição energética, contribuindo para a competitividade económica e ecológica dos setores exportadores”.
autoconsumo local permite uma poupança significativa na fatura de energia
A aposta das empresas em autoconsumo local, permite uma poupança significativa na fatura de energia em simultâneo com ganhos ambientais – são menos emissões de CO2, menos utilização de combustíveis fósseis e menos perdas no transporte de eletricidade.
“A vantagem de ter um parceiro como a Helexia é o descanso de ter um projeto desenvolvido chave-na-mão, que inclui o investimento, permitindo à empresa manter a capacidade de investimento na sua atividade core”, salienta a empresa energética.
Oportunidade de promover a eficiência energética
Orlando Oliveira, que coordena o departamento financeiro da Gresart, uma empresa do setor da cerâmica e do vidro, explica que “toda a produção assenta na utilização intensiva de energia, devido à total automatização do processo produtivo, com reflexo na dependência elevada de energia elétrica, por um lado, e do Gás Natural por via dos processos de atomização, secagem e cozedura”.
Cerca de 30% da produção da Gresart é para exportação, tendo como principais mercados Alemanha, França, Bélgica, Inglaterra, Países Baixos, Espanha, Irlanda, Suécia, Canada e Estados Unidos da América.
Tendo isto em consideração, Orlando Oliveira assume que “a promoção do projeto da instalação da central fotovoltaica surgiu como uma oportunidade de promover a eficiência energética com relevantes vantagens económicas, assegurando mais um passo no caminho da descarbonização e redução no impacto ambiental desta atividade. Ao mesmo tempo, promove a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores pela via da substituição da cobertura do edifício, permitindo melhorar a iluminação natural no interior da unidade industrial e a remoção total do amianto existente”.
“A Gresart quer continuar a ser reconhecida e a basear o seu crescimento como uma indústria de pavimentos e revestimentos cerâmicos sustentável, baseada na utilização de tecnologia de ponta e orientada para um mercado globalizado”, afirma a empresa.