“Bando do Mar” é a nova campanha lançada pelo Pingo Doce que visa sensibilizar as famílias e as crianças portuguesas para a problemática do lixo marinho e para a temática da preservação do oceano e das suas espécies.
Com uma forte componente lúdico-pedagógica, a iniciativa, que decorre até 7 de junho, conta com um livro e oito personagens que reforçam a importância de cuidarmos deste património.
Estima-se que 8 milhões de toneladas de lixo por ano cheguem ao oceano pela mão do Homem, com consequências diretas na biodiversidade. Em Portugal, por exemplo, os microplásticos prevalecem nas praias, representando 72% do lixo encontrado em zonas de estuários e industriais, segundo dados da Quercus e da WWF.
A iniciativa tem como elementos centrais as personagens do Bando do Mar, que representam diversas espécies marinhas e preconizam o livro “Bando do Mar-Missão: salvar o oceano”, com texto original de Joana M. Lopes, vencedora de texto da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, e com ilustração de Wojtek Stachyra, ilustrador dos anteriores livros do Bando do Bosque.
O livro, que narra a história de uma máquina que limpa o oceano, tem o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) e o contributo técnico-científico do Oceanário de Lisboa.
Por cada livro entregue aos clientes, o Pingo Doce informa que doará 0,50€ para iniciativas de educação e sensibilização ambiental para a problemática do lixo marinho.
Disponível nas mais de 400 lojas Pingo Doce espalhadas pelo país, o livro “O Bando do Mar – Missão: Salvar o Oceano” pode ser obtido gratuitamente por clientes com cartão Poupa Mais registado ao trocarem 5 selos obtidos em compras. Paralelamente, o livro pode ser comprado por 4,99€. Os peluches Caranguejo Chico, Tubarão Tobias, Alforreca Aurora e Orca Olívia estão disponíveis para venda pelo preço de 9,99€, podendo também ser adquiridos através da troca de 15 selos ou 10 selos + 4,99€. Os peluches de tamanho mini apenas podem ser obtidos gratuitamente através da troca de 10 selos.
Este donativo será repartido entre ações de limpeza de zonas costeiras e o projeto de educação ambiental “Suspeitos do Costume”, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e pelos seus Programas Eco-Escolas e Bandeira Azul, que abrange cerca de 2000 escolas em Portugal Continental e Ilhas.
Estes programas visam a educação para um consumo mais responsável através da monitorização e limpeza de praias, da recolha, identificação e interpretação do tipo de resíduos e suas origens, bem como o envolvimento da comunidade nesta problemática.
De acordo com Maria João Coelho, Diretora de Marketing do Pingo Doce, “para além dos compromissos e ações definidas pelo Pingo Doce anualmente em prol da preservação do ambiente, procuramos criar campanhas que envolvam as famílias e influenciem de forma positiva a mudança de comportamentos, pois, acima de tudo, a defesa do ambiente é um dever de todos nós”.