A gama Recharge, designação a que se refere a gama de automóveis plug-in hybrid e 100% elétricos da Volvo, tem recebido uma forte aceitação em Portugal com as vendas deste tipo de viaturas a continuarem a subir.

Numa altura em que a marca se encontra a lançar no país o seu primeiro modelo 100% elétrico – Volvo XC40 Recharge – a taxa de penetração das vendas desta gama no total de unidades matriculadas é já superior a 50%, indica a marca.

Em Portugal, no primeiro trimestre do ano, o top 3 de modelos Recharge vendidos foi composto por XC60 Plug-in (1º lugar), V60 Plug-in (2º lugar) e XC60 Plug-in (3º lugar).

XC60 Recharge plug-in hybrid aqui no nível de equipamento R-Design e com a pintura Crystal White Pearl

Em Portugal, no primeiro trimestre do ano, o peso da gama Recharge foi de 53%, um aumento de 21 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

No primeiro trimestre de 2019, o peso destas vendas no pais representava apenas 16% do total de unidades matriculadas.

Peso das vendas Volvo Recharge
– 1º trimestre –

Ano ❯❯❯❯❯❯ Portugal ❯❯❯❯❯❯ EMEA

2021 ❯❯❯❯❯❯❯❯ 53% ❯❯❯❯❯❯❯❯ 39%
2020 ❯❯❯❯❯❯❯❯ 32% ❯❯❯❯❯❯❯❯ 21%
2019 ❯❯❯❯❯❯❯❯ 16% ❯❯❯❯❯❯❯❯ 11%

A importância deste número nacional ganha particular relevo quando comparada com a média da marca na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África ​- Europe, Middle East and Africa)  onde tem sido regularmente superior nos últimos anos.

“Estes números são ilustrativos do potencial do mercado nacional. Sabemos que Portugal é um mercado propenso à eletrificação e 2021 é um ano muito especial para a Volvo no País pois estamos a lançar o nosso primeiro automóvel 100% elétrico”, salienta o diretor comercial da Volvo Car Portugal.

Domingos Silva acrescenta: “O facto das vendas das nossas unidades eletrificadas já representarem mais de metade das unidades totais significa que estamos no rumo correto. Em 2025 pretendemos ter pelo menos 50% do nosso volume baseado em veículos 100% elétricos e os restantes 50% em veículos híbridos”.

Artigo anteriorSeat incorpora robôs móveis autónomos na fábrica de Martorell
Próximo artigoQ4 e-tron: pré-reservas portuguesas esgotaram em duas semanas