Quatro grandes atores da mobilidade publicaram um Manifesto de Mobilidade Urbana, no qual se comprometem a partilhar visão comum da mobilidade do amanhã.

Através do projeto “Mobilité360”, Blablacar, Mobilize, o Grupo RATP e Uber coassinaram um manifesto para partilhar sua visão, método e compromissos comuns, colocando-os ao serviço do desenvolvimento da mobilidade sustentável e otimizada, face às necessidades dos utilizadores, das cidades e dos operadores.

Mobilize é a nova marca de serviços de mobilidade e energia do Grupo Renault

O mote que levou estes quatro operadores a darem as mãos foi “a proliferação de novos serviços de mobilidade e a falta de diálogo entre operadores e autoridade públicas”.

Para estas empresas, que foram apoiadas pela consultoria do Boston Consulting Group, a mobilidade urbana deverá ter quatro pilares e objetivos:

  1. Ter um impacto ambiental positivo, ao reduzir a poluição gerada pelo sistema de transportes, a pegada de carbono das frotas e as operações relacionadas com os serviços de mobilidade;
  2. Promover uma utilização otimizada do espaço público e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através da criação de cidades mais acolhedoras e menos congestionadas;
  3. Garantir que todos os utilizadores têm acesso aos serviços, desenvolvendo ofertas acessíveis a todos e em todas as regiões;
  4. Melhorar a qualidade da experiência do utilizador, oferecendo um sistema de transporte seguro, de confiança e fácil de usar.

mobilidade

Este grupo pretende estudar a criação de infraestruturas para promover a adoção de meios de transporte ecológicos e partilhados, providenciar o desenvolvimento de serviços de mobilidade partilhada, a pedido, para o primeiro e o último quilómetro, ou mesmo viabilizar a implementação da complementaridade entre os serviços, para garantir a continuidade da oferta fora do horário de ponta, inclusive à noite.

A curto prazo, os parceiros pretendem lançar uma experiência que permita aos cidadãos testar uma oferta de mobilidade diversificada, mais flexível e mais ecológica.

Diálogo entre operadores de mobilidade e autoridades públicas

Para tal, o projeto “Mobilité360” preconiza, também, o estabelecimento de uma abordagem mais colaborativa baseada num diálogo comum e organizado, entre operadores e autoridades públicas, partilha facilitada e supervisionada de informação e conhecimentos, para além da construção, conjunta, de soluções inovadoras.

O Manifesto de Mobilidade Urbana é a primeira materialização do compromisso assumido entre a Blablacar, a Mobilize, o Grupo RATP e a Uber para trabalharem em colaboração direta, no sentido de transformar o atual sistema de transportes urbanos para desenvolver, de forma colaborativa e em cooperação com o poder público, uma oferta rica e inovadora, colocada ao serviço de todos viajantes e cidades mais prósperas e inclusivas, que caminhem para a descarbonização.

Artigo anteriorComo consumimos energia? Consórcio de investigação europeu quer conhecer hábitos energéticos dos portugueses
Próximo artigoCisco Foundation doa 100 milhões de dólares para combater crise climática

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of