Vivian Toller
Vivian Toller
Vice-Presidente Ibérica da BusUp

A melhoria e adaptação do espaço de trabalho à nova realidade não será suficiente se os colaboradores continuarem a ter que dedicar duas horas do seu tempo diário na deslocação ao escritório, especialmente se tiverem que ir de carro. Uma solução como a que a BusUp apresenta, vem permitir uma gestão integral do transporte empresarial, em autocarro, que muitas vezes vem complementar o transporte público.

O Novo Normal pede uma Nova Mobilidade

0
558

Este último ano tem sido marcado por grandes mudanças. A pandemia tem provocado um salto digital equivalente ao que teria sido feito em 10 anos. As empresas digitalizaram-se, não só para poder facilitar o teletrabalho, mas também para poder oferecer os seus produtos e serviços online.

A rápida adoção do teletrabalho, durante a pandemia, foi uma demonstração da grande capacidade de adaptação das pessoas no que diz respeito às mudanças. No entanto, também tem sido acompanhado por um grande impacto na vida de cada um, quer a nível pessoal, como profissional. Esta mudança veio provocar alguns problemas físicos e psicológicos, alguns deles, incentivando o afastamento emocional com a empresa/colegas, promovendo a redução dos limites horários.

Por outro lado, a possibilidade de trabalhar remotamente durante este tempo também tem proporcionado vários benefícios aos colaboradores. A poupança no tempo de viagem e nos custos de deslocação é uma das principais vantagens em relação a este modelo de trabalho, assim como a melhoria do equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada e a flexibilidade do horário de trabalho.

É por todos esses motivos que a maioria tem mostrado, em diferentes estudos, que não querem voltar ao trabalho presencial como anteriormente acontecia, mas querem voltar a uma forma de trabalho híbrido onde se combinam os benefícios de um e outro modelo.

Desafios no regresso ao escritório

Mas a volta ao escritório não será fácil. Nem todos os colaboradores vão estar prontos a regressar ao escritório, por isso, manter-se flexível e recetivo às suas necessidades será fundamental, vão ter que considerar o que poderia ajudar a facilitar a sua transição de volta ao local de trabalho.

Num recente inquérito, feito pela empresa global de recrutamento Robert Half, os profissionais referiram que a forma da empresa apoiar os colaboradores inclui: liberdade para estabelecer o horário de trabalho preferido; um espaço de trabalho pessoal e sem distrações; custos de deslocações pagas pela empresa; código de vestuário menos formal e apoio a quem tem crianças.

Durante este 2021, as empresas terão que enfrentar o reto de preparar a volta ao escritório e implementar mudanças. Os escritórios não terão apenas de oferecer algo distinto, sedutor e amigável para que o colaborador queira regressar. A empresa terá de redefinir um espaço que seja prático, funcional e ideal para a execução de certas funções que não são executadas de forma eficiente em casa. Estas mudanças precisam de ser aceleradas, pois espera-se que no final do ano se veja uma maior normalização da saúde e um regresso geral ao escritório.

Algumas das iniciativas já desenvolvidas por alguns dos nossos clientes e parceiros para facilitar a volta ao escritório incluem a criação de mais espaços para o trabalho colaborativo, criação de protocolos de segurança, e implementação de novas tecnologias para gerir o controle de entrada e saída, a reserva de salas, de escritórios, até mesmo a reserva de espaço na “cantina”.

Uma caminho para a Nova Mobilidade

Porém, a melhoria e adaptação do espaço de trabalho à nova realidade não será suficiente se os colaboradores continuarem a ter que dedicar duas horas do seu tempo diário na deslocação ao escritório, especialmente se tiverem que ir de carro.

Ter carro representa não só uma grande despesa, como tem toda a envolvente de procura de estacionamento, o custo do mesmo, tempo que demora em trânsito e consequentemente o aumento dos índices de poluição acentuados, em especial, nos grandes centros urbanos. Isto tem levado cada vez mais portugueses a procurar alternativas para viagens do dia-a-dia que sejam mais económicas e que poluam menos o ambiente.

Uma solução como a que a BusUp apresenta, vem permitir uma gestão integral do transporte empresarial, em autocarro, que muitas vezes vem complementar o transporte público. Empresas que antes não tinham capacidade para um transporte dedicado, por terem custos elevados, pouca flexibilidade e dificuldade na gestão, vão conseguir uma solução de mobilidade que se adapta às suas necessidades, em termos de eficiência de gestão, flexibilidade e economia.

O Transporte Empresa deve ser entendido como uma nova forma de mobilidade, a juntar ao mix que já existe, trazendo por consequência vantagens ao desenvolvimento e crescimento da empresa.

Impacto positivo para todos

Com este modelo de mobilidade, existem grandes vantagens quer para as empresas, quer para os colaboradores. O conforto para quem usa o serviço, vai certamente resultar numa melhor produtividade e numa economia de tempo. Com uma boa gestão do serviço é possível um controlo financeiro adequado, pelo facto de se poder definir rotas que sejam do agrado e à medida de todos e na possibilidade, caso se entenda, de partilhar o transporte entre empresas vizinhas. Outra vantagem, é o controlo eficaz da previsão do número de passageiros através das reservas feitas, possibilitando a adaptação do tamanho do carro conforme a procura existente para a rota. A transparência da operação e acompanhamento diário possibilita reagir com maior rapidez, permitindo poupanças grandes. Além da flexibilidade que existe na capacidade de adaptação do serviço a várias situações. Este ponto ganha peso hoje em dia, com a Pandemia, onde o trabalho híbrido começa a ganhar espaço. E, como já referido anteriormente, este serviço veio contribuir muito para a qualidade da mobilidade urbana, onde a melhoria do meio ambiente será substancialmente melhor, com a redução de carros próprios, onde se poderá notar grandes reduções de CO2 nas cidades.

BusUp é um prestador de serviços detentor de uma plataforma que permite um transporte empresa eficiente e flexível, que se adapta às necessidades das empresas e dos seus colaboradores. Esta é a primeira empresa no mundo a oferecer serviços de transporte empresa partilhados e a tecnologia que suporta a operação.

Artigo anteriorLightning, a pick-up que consegue alimentar uma casa durante três dias
Próximo artigoCandidaturas para 5ª edição de Prio Jump Start abertas até 31 de maio