A realização este sábado da final da Liga dos Campeões de futebol entre Manchester City e Chelsea no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, motiva críticas da parte dos ambientalistas. Isto porque, pelo facto de se defrontarem duas equipas inglesas, a partida poderia ser disputada em Inglaterra, evitando-se viagens aéreas e consequente emissão de CO2.
Uma das vozes contra é da associação Zero que qualifica a decisão da UEFA quanto à escolha do palco da final de “uma enorme demonstração de insensibilidade ambiental e de desrespeito por um dos maiores problemas que a humanidade atravessa – as alterações climáticas”.
Pormenorizam os ecologistas: “Estando em causa duas equipas inglesas, é inaceitável como não foi possível chegar-se a acordo para a realização da final no próprio país. De acordo com a imprensa, as negociações para usar o Estádio de Wembley terminaram por não haver entendimento entre o governo britânico e a UEFA [sobre a final, n.d.r.], em particular porque esta última entidade exigia exceções ao regime de quarentena em vigor para os milhares de convidados, VIP, patrocinadores e jornalistas”.
cinco mil toneladas de CO2 evitáveis
Esta falta de entendimento – elucida a associação Zero – “tem consequências ainda significativas para o clima. Se considerarmos apenas os 12 mil adeptos que estão previstos deslocar-se desde o Reino Unido ao Porto no próprio dia do evento, as viagens de avião associadas implicam emissões de dióxido de carbono, o principal gás de efeito de estufa causador do aquecimento global e consequentes alterações climáticas, na ordem das cinco mil toneladas, mais precisamente 5040 toneladas”.

As contas foram efetuadas de acordo com a informação providenciada no site https://calculator.carbonfootprint.com/ considerando uma viagem de ida e volta entre os aeroportos de Londres Heathrow e Porto para seis mil passageiros em classe económica, correspondendo a uma emissão por passageiro de 400 kg de dióxido de carbono equivalente; e uma viagem de ida e volta entre os aeroportos de Manchester e Porto em classe económica para os outros seis mil passageiros, correspondendo a uma emissão por passageiro de 440 kg de dióxido de carbono equivalente.
70 mil viagens de ida e volta de automóvel entre Lisboa e Porto
“Para o total dos adeptos que se irão deslocar, tal corresponde a aproximadamente a 70 mil viagens ida e volta de automóvel entre Lisboa e Porto (admitindo um veículo de tamanho médio a gasolina com emissões de 116 g/km)”, refere a Zero.
Apesar de o valor em causa “não ter praticamente expressão à escala das emissões de Portugal em 2019, cerca de 0,01 por cento, não deixa de ser uma contribuição perfeitamente evitável e contrastante com os objetivos de sustentabilidade ambiental que deveriam ser perseguidos pela UEFA”.
A Zero faz ainda notar que o impacte climático é superior se contabilizarmos a deslocação das próprias equipas e convidados.
Transporte aéreo deve pagar os seus custos ambientais e ser usado de forma tão regrada quando possível, dizem ecologistas
Lembram os ambientalistas que a aviação é um dos setores onde as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) mais crescem e é o modo de transporte mais intensivo em termos de impacte climático.
“As emissões da aviação, tendo em conta o período pré-pandemia, mais que duplicaram nos últimos vinte anos e o setor é responsável por cerca de 4,9% do aquecimento global causado pela atividade humana. Na Europa, as emissões cresceram 26% entre 2015 e 2019”, declara a Zero.

Várias organizações, entre as quais a Zero, têm vindo a apelar para metas globais e regionais ambiciosas para reduzir as emissões no setor da aviação e pela inclusão total da aviação na estratégia da União Europeia (UE) para minimizar emissões.
Aviação é fortemente subsidiada por não pagar diferentes impostos aplicados, por exemplo, ao transporte rodoviário
Atualmente apenas as emissões dos voos intraeuropeus estão abrangidas pelo comércio europeu de licenças de emissões e só muito parcialmente. Um dos aspetos mais relevantes salientados pelos ecologistas é a necessidade de remover as isenções de impostos sobre combustíveis e de imposto sobre o valor acrescentado (IVA) para as companhias aéreas da UE.
Denunciam os ecologistas que “grande parte do setor aviação está a ser fortemente subsidiada no quadro da crise pandémica. Porém, independentemente deste aspeto conjuntural, a aviação está isenta do imposto principal associado ao consumo – o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), que é aplicado sobre quase todos os bens e serviços em toda a UE. Mais ainda, em toda a UE, os consumidores pagam em média 48 cêntimos de imposto sobre cada litro de combustível toda a vez que abastecem os seus automóveis, mas as companhias aéreas não pagam impostos quando abastecem os seus aviões”.
Para a Zero, esses subsídios aumentam artificialmente a procura pela aviação e, ao mesmo tempo, reduzem os incentivos para uma aviação mais sustentável, com aeronaves e combustíveis mais limpos.