O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que a Tesla irá permitir que veículos elétricos de outras marcas usem os seus postos de catrregamento, Supercharger, ainda este ano.
O patrão da marca americana avançou com a informação em resposta a um tweet sobre as estações de carregamento da Tesla.
Segundo Musk, a empresa que dirige projetou os seus próprios carregadores porque “não havia um padrão definido naquela altura”.
“Dito isso, estamos a abrir a nossa rede Supercharger para outros veículos elétricos ainda este ano”, indicou.
Musk não especificou, porém, quando é que exatamente a rede seria aberta para automóveis de outras marcas, mas a ideia é que este processo de abertura seja faseado e, numa primeira fase, deverá ocorrer nos EUA, Noruega, Suécia e Alemanha.
Esta dedução surge na sequência de notícias veiculadas pela agência Reuters que davam conta de que a Tesla estava em negociações com outros fabricantes para abrir a sua rede a veículos elétricos não Tesla na Alemanha, Suécia e Noruega.
A questão técnica, de adaptação da infraestrutura, não foi explicada também. O facto é que, do lado da Tesla, recentemente, os modelos feitos pela companhia de Musk mudaram para tomadas de carregamento convencionais Tipo 2 e CCS (o que permite que os utilizadores dos Tesla acedam aos demais postos de carregamento rápido), com a empresa norte-americana a restringir o acesso aos seus Superchargers através de uma limitação de software.
Noutra afirmação, Elon Musk complementou a ideia, referindo que, “com o tempo, [a abertura dos supercarregadores a outras marcas estará disponível, n.d.r.] em todos os países”.
A Tesla lançou os seus primeiros supercarregadores em setembro de 2012, com seus estações.
Atualmente, no mundo, a marca possui de mais de 2500 estações com mais de 25 mil postos de carregamento.
Trata-se de carregadores ultrarrápidos com velocidades de carregamento elevadas. Os Superchargers disponíveis em Portugal têm maioritariamente potências de 150 kW (em Ribeira de Pena, Guarda, Mealhada, Fátima, Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal e Alcantarilha) e de 250 kW (em Loulé).