A organização da Semana Europeia da Mobilidade – Amadora revelou mais pormenores sobre o evento de 2021 que se vai desenrolar em setembro.

“Educar e sensibilizar, as duas vertentes determinantes para a tão urgente evolução de mentalidades e comportamentos no que à sustentabilidade diz respeito, são os objetivos primários da Semana Europeia da Mobilidade, a iniciativa global que celebra 20 anos de existência. E é por isso que na Amadora, além de serem novamente o fio condutor de toda a programação de mais este ano, se está a planear ainda algumas atividades especificamente pedagógicas”, realça a organização da EcoMood Portugal.

Eco-Escola de Mobilidade

Inaugurada em 2020, a Escola de Mobilidade da Amadora irá agora iniciar uma nova fase. No dia 20 de setembro, em colaboração com a ABAE Fee Portugal, quatro grupos de crianças do 1º ciclo de Eco-Escolas do concelho irão deslocar-se a este equipamento, no qual terão uma aula teórica, dando-lhes noções básicas de segurança, cidadania e sustentabilidade para o seu futuro enquanto peões, utilizadores de bicicleta e outros modos de mobilidade suave e também como automobilistas. “Com a devida promoção dos transportes públicos, enquanto base da mobilidade humana”, sublinha a EcoMood.

Após a parte teórica, as crianças terão oportunidade de pôr em prática esses novos conhecimentos, utilizando a frota de carrinhos a pedais da Escola nos arruamentos aí desenhados.

“Uma sensibilização através da diversão complementada ainda com a hipótese de experimentarem as emoções de andar num kart elétrico de 2 lugares, ao lado de um experimentado piloto, numa parceria com a Ecokart Portugal, a área de desportos motorizados sustentáveis da Ecomood Portugal”, indicam os organizadores.

Pais e filhos de bicicleta para a escola

O projecto Alfragide Sobre Rodas é outra iniciativa prevista para a Semana Europeia da Mobilidade. O evento destina-se a pais e adultos da freguesia de Alfragide, tendo como finalidade apoiar todas as crianças da freguesia no seu processo de aprendizagem a pedalar para promover em todas a mudança para uma mobilidade mais suave, sustentável e saudável.

Uma das atividades que o Alfragide Sobre Rodas leva a cabo é um #cicloexpresso. A EcoMood explica como tudo se processa: “Os pais aguardam com as suas crianças nas suas bicicletas num ponto de sua conveniência de um trajeto pré-estabelecido, onde depois integram a caravana orientada por outros pais, que assim levam as crianças em segurança até às suas escolas”.

Trata-se de uma iniciativa que a Câmara Municipal da Amadora e a Ecomood querem promover junto de outras associações de pais e escolas, “para que a adotem também. E é isso que vai acontecer a 21 de setembro, logo pelas 8 horas da manhã”.

Econversa digital sobre rodas

Na tarde de dia 17 de setembro irá realizar-se uma ECOnversa online, para a qual serão prioritariamente convidados a assistir membros de associações de pais, professores e responsáveis de escolas e agrupamentos escolares.

A moderação estará a cargo do presidente da EcoMood, António Gonçalves Pereira, com a participação da representante do Alfragide Sobre Rodas, Liliana Madureira (Mestre em Educação, com pós-graduação em Serviço Social, coordenadora de formação na área da Segurança Infantil) e Cristiana Mercês (professora universitária que está a realizar o doutoramento na Faculdade de Motricidade Humana sobre aprender a andar de bicicleta).

Além dos #cicloexpressos, irá falar-se também de aprender e ensinar a andar de bicicleta. A organização afirma que, em breve, anunciará o horário e a plataforma digital em que este debate poderá ser assistido.

Artigo anteriorMAR Shopping Algarve e Zoomarine juntos em ação de educação ambiental
Próximo artigoLG alcança marco na transmissão de dados em banda 6G