Apesar de ser um modelo recente, a Porsche atualizou o seu elétrico Taycan e Taycan Cross Turismo que vão ganhar um “Model Year 2022”, em setembro.
Uma das novidades prende-se com o carregamento elétrico, com a gestão térmica e as funções de carregamento tendo sido aprimoradas.
Com o Turbo Charging Planner, a bateria da alta voltagem pode agora ser aquecida a uma temperatura mais elevada do que anteriormente. Isto significa que o carregamento rápido é possível mais cedo e a um nível de carga mais elevado.
A Porsche não forneceu, contudo, os tempos de carregamento do modelo com esta melhoria.
Adicionalmente, a utilização do desperdício de calor a partir dos componentes elétricos é ainda mais alargada para regular a temperatura da bateria.
Maior autonomia em cidade
Não obstante o facto do novo “Model Year” do Taycan não será homologado em separado e, portanto, não haverá novos valores de autonomia em WLTP, o construtor refere que “a autonomia no mundo real será maior em utilização quotidiana”.
Também aqui, a Porsche não especifica quanto mais quilómetros o alcance elétrico é prolongado em cidade, abordando antes os desenvolvimentos tecnológicos que foram implementados para alcançar esse incremento.
Assim, nos modos Normal e Range, o motor dianteiro elétrico fica praticamente desligado na gama de cargas parciais nos modelos de tração integral.
Além disso, não é transmitida qualquer energia para quaisquer dos eixos quando o veículo está a “velejar” ou parado. Esta função de roda elétrica livre reduz as perdas por arrasto. Os motores voltam a ser ligados em milissegundos apenas quando o condutor o requisita ou altera o modo de condução.
Integração de Android Auto
Entre outros melhoramentos destaca-se a integração do Android Auto no Porsche Communication Management (PCM).
O Android Auto é agora integrado no PCM, juntando-se ao suporte para iPhone, Apple CarPlay. Isto significa que os smartphones com o sistema operativo Google Android são agora também suportados. As funções e apps para smartphone que não afetem a segurança ao volante podem agora ser operadas via PCM 6.0 ou via comando de voz Google Assistant.
Assistente de voz
O assistente de voz, Voice Pilot, vai passar agora a entender melhor as instruções em linguagem corrente. O sistema de navegação por satélite calcula de forma mais rápida, utilizando a pesquisa online para pontos de interesse (POI) e apresenta também a informação de forma mais clara.
Remote Park Assist: controlo remoto do estacionamento
Outra novidade do Taycan é a disponibilização do Remote Park Assist, pela primeira vez, neste elétrico.
Com este novo sistema de assistência (opcional), o processo de estacionar o veículo pode ser controlado via smartphone, sem necessidade de o condutor estar ao volante.
Com a nova opção Remote Park Assist, é possível controlar as manobras de estacionamento de forma remota via smartphone quando pretende entrar ou sair de um lugar de estacionamento.
O controlo automático é possível para os lugares em paralelo ou em perpendicular assim como garagens. O sistema deteta os lugares de forma automática e mede o espaço através dos sensores ultrassónicos do veículo e das câmaras. Se houver espaço suficiente, o condutor pode dar início ao processo de estacionamento através da app Porsche Connect e sair do veículo. O condutor monitoriza continuamente o processo de estacionamento, pressionando o botão na interface da app no smartphone.
A função Remote Park Assist fica com o controlo independente sobre a direção e movimentos para trás e para a frente. Se o botão for libertado, o Taycan interrompe a manobra de forma imediata.
Cores originais
Com as novas opções de pintura personalizada, “Paint to Sample” e “Paint to Sample Plus”, as escolhas de cores menos comuns e pessoais podem agora ser realizadas. Por exemplo, o Taycan pode agora ser pintado nas clássicas cores dos anos 90 do século passado, Vermelho Rubi (nas fotos) ou Verde Ácido.
O Taycan está agora disponível com pintura personalizada e pintura personalizada Plus como complemento às 17 cores de série.