Apesar de ser um modelo recente, a Porsche atualizou o seu elétrico Taycan e Taycan Cross Turismo que vão ganhar um “Model Year 2022”, em setembro.

Uma das novidades prende-se com o carregamento elétrico, com a gestão térmica e as funções de carregamento tendo sido aprimoradas.

Com o Turbo Charging Planner, a bateria da alta voltagem pode agora ser aquecida a uma temperatura mais elevada do que anteriormente. Isto significa que o carregamento rápido é possível mais cedo e a um nível de carga mais elevado.

A Porsche não forneceu, contudo, os tempos de carregamento do modelo com esta melhoria.

Adicionalmente, a utilização do desperdício de calor a partir dos componentes elétricos é ainda mais alargada para regular a temperatura da bateria.

Maior autonomia em cidade

Não obstante o facto do novo “Model Year” do Taycan não será homologado em separado e, portanto, não haverá novos valores de autonomia em WLTP, o construtor refere que “a autonomia no mundo real será maior em utilização quotidiana”.

Também aqui, a Porsche não especifica quanto mais quilómetros o alcance elétrico é prolongado em cidade, abordando antes os desenvolvimentos tecnológicos que foram implementados para alcançar esse incremento.

Assim, nos modos Normal e Range, o motor dianteiro elétrico fica praticamente desligado na gama de cargas parciais nos modelos de tração integral.

Além disso, não é transmitida qualquer energia para quaisquer dos eixos quando o veículo está a “velejar” ou parado. Esta função de roda elétrica livre reduz as perdas por arrasto. Os motores voltam a ser ligados em milissegundos apenas quando o condutor o requisita ou altera o modo de condução.

Integração de Android Auto

Entre outros melhoramentos destaca-se a integração do Android Auto no Porsche Communication Management (PCM).

O Android Auto é agora integrado no PCM, juntando-se ao suporte para iPhone, Apple CarPlay. Isto significa que os smartphones com o sistema operativo Google Android são agora também suportados. As funções e apps para smartphone que não afetem a segurança ao volante podem agora ser operadas via PCM 6.0 ou via comando de voz Google Assistant.

Assistente de voz

O assistente de voz, Voice Pilot, vai passar agora a entender melhor as instruções em linguagem corrente. O sistema de navegação por satélite calcula de forma mais rápida, utilizando a pesquisa online para pontos de interesse (POI) e apresenta também a informação de forma mais clara.

Remote Park Assist: controlo remoto do estacionamento

Outra novidade do Taycan é a disponibilização do Remote Park Assist, pela primeira vez, neste elétrico.

Com este novo sistema de assistência (opcional), o processo de estacionar o veículo pode ser controlado via smartphone, sem necessidade de o condutor estar ao volante.

Com a nova opção Remote Park Assist, é possível controlar as manobras de estacionamento de forma remota via smartphone quando pretende entrar ou sair de um lugar de estacionamento.

O controlo automático é possível para os lugares em paralelo ou em perpendicular assim como garagens. O sistema deteta os lugares de forma automática e mede o espaço através dos sensores ultrassónicos do veículo e das câmaras. Se houver espaço suficiente, o condutor pode dar início ao processo de estacionamento através da app Porsche Connect e sair do veículo. O condutor monitoriza continuamente o processo de estacionamento, pressionando o botão na interface da app no smartphone.

A função Remote Park Assist fica com o controlo independente sobre a direção e movimentos para trás e para a frente. Se o botão for libertado, o Taycan interrompe a manobra de forma imediata.

Cores originais

Com as novas opções de pintura personalizada, “Paint to Sample” e “Paint to Sample Plus”, as escolhas de cores menos comuns e pessoais podem agora ser realizadas. Por exemplo, o Taycan pode agora ser pintado nas clássicas cores dos anos 90 do século passado, Vermelho Rubi (nas fotos) ou Verde Ácido.

O Taycan está agora disponível com pintura personalizada e pintura personalizada Plus como complemento às 17 cores de série.

Artigo anteriorFeira do Livro de Lisboa distribui sacos amigos do ambiente
Próximo artigoDois novos postos ultrarrápidos nas áreas de serviço de Grândola na A2