A Nestlé Professional anunciou a implementação do Projeto Café Circular que visa disponibilizar borras de café de forma totalmente gratuita para que o consumidor lhes possa dar utilização com vista a um bom desenvolvimento das plantas.

As borras de café são distribuídas em pacotes que podem ser levantados nas Cafetarias BAGGA e supermercados Go Natural, em todo o país (lista de lojas) e que têm parceria com as marcas de café Sical e Buondi.

“Existem diversas formas de aplicar as borras de café, podendo ser diluídas em água ou colocadas diretamente no solo. Podem também ser adicionadas ao composto orgânico como corretivo agrícola”, esclarece a Nestlé.

Esta é também uma forma de convidar o consumidor a ser parte ativa desta mudança que, no entender da Nestlé Professional, deve ser uma preocupação de todos: “Todas as mudanças fazem a diferença. Esta é uma medida que pretende incentivar a reutilização, o minimizar do desperdício e o cuidar da natureza e da biodiversidade. São preocupações que não podemos deixar de ter, e cada gesto, cada ação, cada medida conta.”, explica Victor Manuel Martins, Diretor Ibérico de Nestlé Professional.

A Nestlé prevê a distribuição de uma tonelada de borras de café no âmbito desta iniciativa, numa parceria, atualmente, com 48 lojas.

Para a Nestlé, esta é uma medida que vem de alguma forma reduzir o desperdício e reforçar a importância do pilar da sustentabilidade em todas as fases da cadeia de valor das suas marcas de café.

“Ao aplicarmos as borras de café no solo, estamos a devolver à terra aquilo que ela nos deu, que foi o grão do café”, refere João Graça Marketing Manager da Nestlé Professional.

Segundo a empresa, de momento, as borras disponibilizadas provêm dos cafés servidos sob as marcas Sical e Buondi e o objetivo é estender também às marcas Nescafé, Tofa e Christina, e dar continuidade à expansão desta medida em mais estabelecimentos em todo o país.

Compromissos com a sustentabilidade

Esta iniciativa é parte integrante dos compromissos com a sustentabilidade apresentados recentemente pela Nestlé Professional Iberia e que atravessam toda a cadeia de valor, desde a produção ao consumidor final.

Estes oito compromissos incluem temas como o cultivo sustentável, embalagens e materiais recicláveis, eficiência energética de equipamentos e frota de distribuição, bem como a promoção da consciência ambiental e social, e ainda o apoio ao emprego e formação no canal HoReCa.

Artigo anteriorSistema de segurança e geolocalização da IGLA chega a Portugal
Próximo artigoPrémio Gulbenkian para a Humanidade vai apoiar projetos na África subsariana