O Citroën ë-Berlingo Van já está, a partir de agora, disponível para encomenda em Portugal, com o furgão elétrico a chegar a Portugal em janeiro.

Este comercial 100% elétrico tem um motor elétrico de 136 cv/100 kW, garantindo ainda uma autonomia de condução até 275 km proporcionada pela sua bateria de 50 kWh.

O novo ë-Berlingo Van Club tem duas dimensões de carroçaria (M: 4,40 m; XL: 4,75 m), 3,3 a 4,4 m3 de volume de carga e até 3,44 m de comprimento útil.

A versão elétrica possui exatamente as mesmas qualidades do Berlingo Van, com um volume útil até 4,4 m³, um comprimento útil até 3,44 m e toda a modularidade da cabine Extenso. Ou seja, a instalação das baterias sob o piso não afeta o volume de carga.

Este veículo pode transportar objetos até 3,09 metros na carroçaria M e 3,44 metros na versão XL.

Para diversos serviços de entregas

O ë-Berlingo Van destina-se especialmente a clientes profissionais, sejam empresas de grande dimensão, PMEs, empresas de entregas ou comerciantes, que efetuam diversas deslocações de curta distância e necessitam aceder, sem restrições, a locais de carga em zonas com limitações de circulação, e que sobretudo pretendem continuar a descarbonizar as suas atividades económicas e reduzir a sua pegada ecológica.

Explica mais em detalhe o construtor que os clientes-alvo são profissionais que, embora em 58% dos casos raramente utilizem vias rápidas e façam apenas uma média de cerca de 72 km/dia, continuam a necessitar de versatilidade de utilização de forma a poderem, ocasionalmente, cobrir distâncias de 250 km (distância máxima) num dia.

A aplicação My Citroën pode ser utilizada para gerir remotamente o carregamento da bateria (estado e autonomia do veículo, carregamento diferido através do smartphone) e o pré-condicionamento térmico do compartimento do habitáculo.

De facto, 88% destes utilizadores deslocam-se em regiões bem definidas e apenas em 1,6% das suas deslocações necessitam efetuar o carregamento do veículo durante o dia. A grande maioria das utilizações requer apenas carregamentos durante a noite, após o trabalho.

O carregamento é fácil, sendo necessários apenas 30 minutos para carregar a bateria até aos 80% utilizando um posto de carregamento público rápido. Com uma tomada Green’Up, ë-Berlingo Van será o único modelo do seu segmento capaz de carregar a sua bateria de 0 a 100% em apenas uma noite, de forma a estar totalmente operacional para o trabalho no dia seguinte.

Citroën ë-Berlingo Van: quanto custa?

Preços
Citroën ë-Berlingo Van 
Nível de equipamento CLUB
Motor elétrico Carroçaria M Carroçaria XL
Motor: 100 kW/136 cv
Bateria: 50 kWh
€36.053 €37.153

A Citroën salienta ainda o custo de utilização mais baixo com ë-Berlingo Van: o custo do consumo de eletricidade é cinco vezes inferior ao custo de combustível de um furgão convencional, e, graças à sua manutenção mais simples, as estimativas apontam para uma redução de 30% nos respetivos custos. Uma vez que não tem filtro de óleo, caixa de velocidades ou embraiagem, o desgaste mecânico e as avarias são significativamente reduzidos, e as pastilhas dos travões sofrem menos desgaste em resultado do sistema de travagem regenerativa.

A cabine Extenso, disponível de série, disponibiliza três lugares à frente, integrando um banco modular de dois lugares passível de converter o espaço central num “escritório móvel” e um banco lateral que, consoante a posição, permite carregar objetos longos até 3,09 m (M) e 3,44 m (XL). O equipamento de série compreende também o touchscreen de 8‘’, bem como o painel de instrumentos digital de 10’’.

O ë-Berlingo Van inclui o mesmo equipamento da versão térmica (com exceção do regulador adaptativo e do aquecimento adicional). Todas as versões elétricas contam, adicionalmente, com um carregador de bordo de 7 kW e com um cabo de carga de Modo 2 8A, ar condicionado manual e travão de estacionamento elétrico, jantes cinzentas de 16’’ com tampões e uma roda sobressalente uniforme. Em opção é possível estar equipado com um carregador de bordo de 11 kW e um cabo de carga Modo 3 – 32A.

Ë-Berlingo Van disponível numa única versão de equipamento em Portugal
Em Portugal, o ë-Berlingo Van está disponível numa única versão de equipamento: Club, integrando uma elevada dotação de equipamentos e conteúdos: Ar condicionado manual, faróis automáticos, assistência ao arranque em subida, fecho central remoto com sistema Plip, Citroën Connect Box com SOS & Assistance Pack incluído, sistema de som digital DAB MP3, touchscreen monocromático de 5’’, kit mãos-livres Bluetooth, tomada de 12V e porta USB, sensores de estacionamento traseiros, controlo de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de pressão dos pneus e luzes de nevoeiro, elementos que que reforçam o conforto e a segurança de condução. O banco do condutor “Comfort” tem regulação em altura e do apoio lombar, dispondo também de apoio de braço e compartimento de arrumação sob o assento. A posição elevada do banco permite ao condutor ter uma ampla visão da estrada. Para proteger e facilitar a limpeza do compartimento de passageiros, o piso está revestido com um material plastificado TPO.

Artigo anteriorVendas de elétricos e híbridos Plug-in na Europa dão o salto
Próximo artigobZ4X: novo SUV elétrico inaugura submarca na Toyota