A Toyota está a apresentar em estreia mundial o novo bZ4X, o primeiro modelo de uma nova série bZ – beyond Zero (“para além do Zero”) – de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles).

Fiel ao design e tecnologia do “concept”, revelado no início do ano, o bZ4X é agora apresentado na sua versão final, pronta para produção. Trata-se de um SUV para cinco ocupantes, sendo o primeiro modelo Toyota desenvolvido a partir de “uma folha branca” especificamente para ser um elétrico a bateria.

SUV estreia plataforma dedicada BEV da Toyota

É também o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para BEV e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota.

Isso faz com que o veículo incorpora a bateria como parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que oferece os benefícios fundamentais de um baixo centro de gravidade, equilíbrio de massas entre a frente e traseira, e elevada rigidez da carroçaria para segurança, condução e desempenho.

A capacidade da bagageira também sai a ganhar, disponibilizando 452 litros.

Bateria de 71,4 kWh

A bateria de iões de lítio de alta densidade tem uma capacidade de 71,4 kWh que proporciona uma autonomia de mais de 450 km (de acordo com o WLTP). Estes valores são ainda provisórios uma vez que dependem da homologação final.

Uma carga de 80% pode ser atingida em cerca de 30 minutos com um sistema de carga rápida de 150 kW (CCS2).

A Toyota afirma que, mesmo após 10 anos de condução ou 240 mil quilómetros, espera que a bateria ainda opere a 90% da performance original.

Em termos de dimensões, este novo SUV é semelhante ao RAV4. Contudo, em termos de habitabilidade, a promessa é que este bZ4X seja ainda mais espaçoso, por via da plataforma e-TNGA. Face ao RAV4, o bZ4X tem uma altura total que é menor em 85 mm, projeção frontal e traseira curta e uma distância entre eixos que é 160 mm superior à do RAV4. A linha de capot também é mais baixa em 50mm. A agilidade do modelo também se reflete no raio viragem que é líder no segmento (apenas 5,7 metros, segundo a marca).

O fabricante japonês anuncia uma autonomia de 450 km, dependendo da versão (dados exatos a ser confirmados mais tarde).

Painel solar ajuda a carregar a bateria

O bZ4X vai incluir um teto com painel solar que ajuda a carregar a bateria enquanto é conduzido ou quando estacionado e a terceira geração do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, com sistemas mais avançados de apoio à condução.

Tração dianteira…

O bZ4X com tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de alto rendimento com 150 kW. Produz 204 cv e 265 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h.

… e tração integral

O sistema de tração integral deste BEV foi desenvolvido em conjunto com a Subaru. O modelo AWD (All Wheel Drive) apresenta motores de 80 kW em cada um dos eixos dianteiro e traseiro. O XMODE com os seus diferentes modos de condução também pode ser selecionado para se adequar às condições da estrada com ajustes para neve/lama; neve profunda e lama (abaixo de 20 km/h); e Grip Control para condução fora-de-estrada mais exigente (abaixo de 10 km/h).

O modelo com tração às quatro rodas não estará disponível no lançamento em Portugal e apresenta uma potência 217,5 cv com 336 Nm de binário; a velocidade máxima mantém-se, no entanto, a aceleração até aos 100 Km/h é reduzida para 7.7 segundos. Estes são dados indicativos, uma vez que carecem ainda de homologação final.

O bZ4X oferece a opção de “condução com pedal único”, permitindo um aumento de regeneração de energia.

Sistema de condução “by-wire”
O bZ4X será o primeiro modelo de produção da Toyota a oferecer um sistema de condução “by-wire” – “One Motion Grip” – a ser introduzido na Europa numa data posterior. Dispensando a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, este sistema eletrónico permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz. O veículo pode virar com menor rotação do volante, e proporciona mais espaço para as pernas, melhorando a liberdade de posição de condução e a facilidade de entrada e saída. O volante tradicional é substituído pelo One Motion Grip-control, tornando a operação mais suave e fácil, sem necessidade de um volante circular. A viragem total do volante é possível com uma viragem de apenas 150 graus.

O bZ4X fará a sua estreia europeia no dia 2 de dezembro 2021, seguido de um período de pré-reserva online dedicado a clientes que pretendem ser os primeiros a adquirir o modelo.

Quando chega a Portugal?

O SUV vai chegar a casa dos clientes portugueses em 2022, embora neste momento o fabricante ainda não consiga avançar um mês mais concreto para as vendas. Possivelmente, em dezembro, poderá saber-se mais algum dado quando o veículo fizer a sua estreia europeia.

Uma nova submarca – uma nova visão de mobilidade e sustentabilidade
Este novo bZ4X é o primeiro modelo de uma gama nova de veículos 100% elétricos que a Toyota terá, integrada na nova submarca, Beyond Zero (daí o bZ).
“bZ” é um acrónimo de “beyond Zero” (para além do zero), reforçando o compromisso da marca em não só atingir zero emissões e a neutralidade carbónica, mas também em concretizar novos benefícios para o ambiente, para as pessoas e para a sociedade como um todo.
Apesar das dimensões similares ao RAV4, este novo SUV não substitui este SUV, nem qualquer um dos modelos existentes na gama Toyota, sendo antes o primeiro membro de uma nova família de produtos que coloca a mobilidade para todos como uma prioridade, a qual – na visão da marca nipónica – vai para além das meras emissões zero dos elétricos.
“Porquê parar no zero quando se pode ir mais além?”, é o desafio da Toyota e que explica este conceito do “Beyond Zero”. Este bZ4X é um primeiro passo de uma estratégia que vai transformar a Toyota de uma empresa automóvel numa empresa de mobilidade, com grande enfoque na questão da sustentabilidade.

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