A Nissan vai construir uma quinta solar adicional de 20 MW em Inglaterra que duplicará a quantidade de eletricidade renovável gerada na fábrica da Nissan em Sunderland para 20% das necessidades totais da unidade fabril, o suficiente para construir cada Nissan Leaf vendido na Europa.

“A expansão da nossa quinta solar é parte integrante do projeto Nissan EV36Zero e da viagem da empresa rumo à neutralidade carbónica”, diz Alan Johnson, vice-presidente para a área de produção na Nissan Motor Manufacturing UK.

A Nissan começou a integrar fontes de energia renováveis em Sunderland em 2005, quando a empresa instalou as suas primeiras turbinas eólicas no local. Estas 10 turbinas contribuem com 6,6MW de potência, a que se adiciona a atual quinta solar de 4,75MW instalada em 2016.

Recebido o aval das autoridades, os trabalhos de desenvolvimento serão iniciados imediatamente e a instalação, ao lado das atuais explorações eólicas e solares da fábrica, deverá estar concluída até maio de 2022.

A quinta solar está a ser desenvolvida e instalada pela Engenera, outra empresa parceira do projeto.

A primeira de dez instalações solares

Esta é a primeira de dez explorações solares adicionais planeadas no âmbito do plano Nissan EV36Zero, anunciado em julho e suportado num investimento inicial de mais de mil milhões de euros da marca e dos seus parceiros assente em três vetores:

► na produção de automóveis elétricos;

► numa nova gigafábrica da Envision AESC (de 9GWh capacidade, a ser construída em terrenos adjacentes à fábrica da Nissan);

► e na rede de energia renovável do município de Sunderland (assente num sistema de armazenamento de energia de 1MWh usando baterias de segunda vida dos VE da Nissan, que permitirão que o excesso de energia gerado durante o dia seja armazenado e usado em diferentes momentos, ajudando a equilibrar a procura na rede).

Nissan Ambition 2030

Na passada semana, a empresa anunciou a Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo do fabricante japonês.

No âmbito da Ambition 2030, a marca pretende tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, “conduzindo para um mundo mais limpo, seguro e mais inclusivo”, nas palaveras do próprio fabricante.

A visão apoia o objetivo do construtor de ser neutra em carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos seus produtos até ao ano fiscal de 2050 e inclui o Chill-Out Concept uma pré-visualização do crossover elétrico de nova geração previsto para produção futura em Sunderland.

Chill-Out Concept

Artigo anteriorTetra Pak e Compal alertam para a importância de reciclar
Próximo artigoElétricos superam vendas de veículos a gasóleo em novembro