Os habitantes de Leiria proprietários de veículos elétricos ganharam uma “prenda” de natal nesta quadra, com a inauguração de um hub de carregamento de 18 tomadas.

Trata-se do primeiro de um total de dez hubs, que resulta de um investimento de cerca de dois milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e financiado pelo Fundo Ambiental.

Cada hub é constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento semirrápido (22 kW) e um posto de transformação.

O hub de Leiria localiza-se na Rua de Santo André e a cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

🌐 Coordenadas deste hub de Leiria: 39°44’27.88″N | 8°47’47.19″W 🌐

Leiria
Foto: Câmara Municipal de Leiria

O Presidente da Mobi.e, Luís Barroso, aproveitou a ocasião para destacar a “imprescindível parceria da Câmara Municipal de Leiria” que tornou possível a concretização deste hub e que se irá constituir como uma solução que ajudará, certamente, a mitigar a ansiedade que muitos utilizadores ainda sentem quando pensam em carregar a sua viatura”.

Luís Barroso realça a importância deste projeto, afirmando que se trata “de um piloto que vem dar um sinal ao mercado de como poderá evoluir a resposta da rede Mobi.E, em zonas de maior procura, como os grandes centros urbanos. O número crescente de utilizadores poderá encontrar mais facilmente, no mesmo local, um carregador disponível, mais ou menos rápido, de acordo com a sua necessidade do momento”.

Por sua vez, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, garantiu, na sua intervenção, que Leiria vai continuar a investir na mobilidade elétrica e na expansão da rede de carregamento.

Fundamental uma cobertura efetiva e equilibrada

Gonçalo Lopes, considerou que é decisivo para o futuro que Portugal garanta uma cobertura efetiva e equilibrada do território com postos de carregamento, de modo a criar condições para que a transição para os veículos elétricos esteja ao alcance de todos.

Além de Leiria, serão também contempladas com um hub igual as cidades de Almada, Coimbra, Guimarães, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu.

A rede Mobi.E é composta atualmente por mais de 2.300 postos de carregamento e 4.800 tomadas, maioritariamente situados em espaços de acesso público. Trata-se de uma rede, cujo modelo se baseia na interoperabilidade e no caráter universal de utilização.

Artigo anteriorReceitas do ecovalor não cobrem custos com recolha seletiva de embalagens
Próximo artigoSaga Estate, espírito aventureiro num 100% elétrico

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of