Numa decisão histórica e reveladora dos novos tempos, a Hyundai fechou a sua divisão de desenvolvimento de motores de combustão interna no seu centro de pesquisa e desenvolvimento, em Namyang, na Coreia do Sul, de acordo com fontes da indústria citadas pela imprensa sul-coreana.

Num e-mail dirigido aos funcionários do centro de pesquisa e desenvolvimento do fabricante, o recém-nomeado diretor de i&d, Park Chung-kook, dizia que “agora, é inevitável a conversão para a eletrificação”.

A equipa de desenvolvimento de motores a gasolina e gasóleo da Hyundai foi estabelecida em 1983 quando o falecido Chung Ju-yung, fundador do Grupo Hyundai e avô do atual presidente do Hyundai Motor Group, Chung Euisun, ordenou que a empresa passasse a fabricar os seus próprios motores.

Hyundai Motor e Kia revelaram uma meta de vender mais de um milhão de unidades em 2025 e 1,7 milhões de EV em todo o mundo em 2026.

Com este passo, a Hyundai Motor converte as suas equipas de engenheiros que até aqui tinham estavam focadas nos sistemas motor-transmissão em unidades viradas para o desenvolvimento da eletrificação. Até aqui, as unidades de desenvolvimento de EV na Hyundai não estavam autonomizadas, encontrando-se dentro da estrutura maior que era o desenvolvimento de motores.

O centro de desenvolvimento de propulsores e transmissões para veículos a gasolina e a gasóleo está a transformar-se num centro de testes de eletrificação, enquanto o centro de desenvolvimento de desempenho de motores de combustão interna está a tornar-se num centro de desenvolvimento de desempenho de eletrificação.

Ao mesmo tempo, a Hyundai estabeleceu um centro de desenvolvimento de baterias, na alçada da divisão de desenvolvimento de eletrificação.

Todas estas medidas vêm ao encontro das recentes declarações do presidente e CEO da Hyundai Motor, Chang Jae-hoon, que declarou que a empresa tomaria medidas agressivas para se transformar num produtor de EV o mais rápido possível.

Segundo Park, esta reorganização será um importante ponto de partida para outras mudanças no próximo ano, ainda que não tenha especificado que alterações serão essas.

Tudo indica, contudo, que essas outras novidades levem a que o Centro de pesquisa e desenvolvimento se concentre também nas matérias-primas para baterias e semicondutores, uma vez que este tipo de elementos se torne mais importantes à medida que os mercados globais de veículos elétricos e veículos autónomos crescerem.

Primeiro showroom EV da Hyundai em Portugal
Em Portugal, a Hyundai implementou o primeiro EV Showroom da marca, exclusivo a viaturas eletrificadas. Este espaço expositivo reunirá toda a gama de viaturas do construtor coreano com as diversas tecnologias eletrificadas – 48V mild-hybrid, híbrida, híbrida plug-in, elétrica e fuel cell.
Este EV Showroom, um dos primeiros da marca na Europa, localiza-se nas instalações da Caetano Energy Porto. “Neste novo espaço, a Hyundai coloca à disposição uma equipa de consultores especializados preparados para responder e esclarecer todas as questões, do consumidor particular e empresarial, relacionadas com a mobilidade eletrificada”, diz a marca.
Toda a gama de viaturas eletrificadas Hyundai, incluindo o Hyundai Ioniq 5 (primeiro modelo da submarca Ioniq, dedicada exclusivamente a veículos 100% elétricos), estarão disponíveis para test-drive.
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