A fabricante japonesa já tinha apresentado alguns protótipos de scooters elétricas, inclusive desenvolvidas em parceria com a fabricante de scooters Gogoro.

Depois de, em 2019, ter apresentado os protótipos da E01 e E02, a Yamaha remeteu-se ao silêncio e não houve mais informações sobre este projeto.

No entanto, em maio foram apresentadas as primeiras imagens destes dois veículos de duas rodas que deverão chegar ao mercado europeu e asiático este ano.

O modelo E01 vai ser equivalente a uma 125 cc e terá uma potência de 11 kW, ou até menos, para encaixar no conceito de scooter elétrica ligeira que existe na Europa, que, regra geral, têm uma velocidade máxima de 90 km/h.

Yamaha E02

As imagens já disponíveis deixam ainda perceber que a porta do carregador está localizada no guiador do motociclo, bem como parece ter uma bateria não removível localizada no centro do quadro. O motor está colocado atrás da bateria.

A Yamaha E02 parece ser mais pequena e é expectável que tenha 50 cc, o que significa que deverá ter um motor de 4kW e uma velocidade máxima de 45 km/h. Este modelo, que apesar de pequeno poderá transportar duas pessoas, deverá ter baterias removíveis.

A parceria com a Gogoro, estabelecida no passado, pode significar que as icónicas baterias verdes e pretas da marca vão estar presentes nas scooters elétricas da Yamaha.

A Gogoro é uma empresa taiwanesa que fabrica scooters elétricas e as suas baterias. A empresa desenvolveu também estações de carregamento deste tipo de baterias. Os utilizadores de scooters com baterias Gogoro na China podem usufruir deste serviço e, assim, nunca ficam sem energia para circular.  

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