O barco que vemos nas fotos recebeu a designação de REM Energy e foi entregue à Siemens Gamesa no dia 3 de dezembro pelo estaleiro norueguês Green Yard Kleven.
O que tem de especial o REM Energy? Pode funcionar a hidrogénio.
Com quase 90 metros de comprimento e cerca de 20 metros de largura, esta embarcação foi concebida a pensar na ecologia, não só por prestar serviço aos aerogeradores e aos técnicos que os mantêm, mas também por estar preparado para trabalhar com hidrogénio verde – produzido apenas com energias renováveis - a partir de células a combustível. O navio possui baterias até 12 MW.
O navio terá como base Bremerhaven (porto na bacia do rio Weser, na Alemanha) e a sua missão é dar apoio na manutenção dos parques eólicos offshore Global Tech 1 e Trianel Borkum West, no Mar do Norte, pertencentes à Siemens Gamesa.
No entanto, paradoxalmente e para já, devido à ausência de produção de hidrogénio para o abastecer na Alemanha, o barco terá que funcionar com geradores Diesel temporariamente.
“Estamos a preparar-nos para reduzir as nossas emissões nas operações de serviços offshore. O lançamento do REM Energy salienta a disponibilidade da tecnologia limpa para operar sem emissões”, refere o especialista em sustentabilidade da Siemens Gamesa, Jonas Pagh Jensen.
Pelo facto do REM Energy estar a usar gasóleo, Pagh Jensen afirma que “os governos, a indústria e os investidores precisam fazer parcerias rapidamente para implantar uma infraestrutura de hidrogénio verde que facilite a descarbonização do tráfego marítimo”, um setor que emite mais emissões anualmente do que toda a Alemanha, 900 milhões de toneladas de emissões de CO2.
O REM Energy é um navio de serviço de construção (Construction Service Operation Vessels ou CSOV), tendo a bordo 75 técnicos de serviço e 24 membros na tripulação.
Paralelamente, a Siemens Gamesa está a trabalhar noutro projeto de produção de hidrogénio verde que poderá vir a ser aproveitado por este navio.
Trata-se do projeto-piloto Brande Hydrogen (na Dinamarca), em que uma turbina eólica alimenta uma fábrica de eletrólise alcalina que pode gerar hidrogénio suficiente para reabastecer 50 a 70 automóveis por dia. A solução prevê a possibilidade de turbinas eólicas integrarem eletrolisadores para que embarcações como o REM Energy possam reabastecer no local, sem que seja preciso regressar ao porto.