A Voltalia anunciou ter dado início à operação do projeto Hallen Battery Energy Storage Scheme (BESS), uma central de armazenamento de 32 megawatts-hora, localizada perto da cidade de Bristol, na região britânica de Avonmouth.

“O início da operação do Hallen Battery Energy Storage Scheme é outro sucesso para a Voltalia neste segmento em rápido desenvolvimento. Estamos muito felizes em apoiar a transição energética no Reino Unido, que está a experimentar um forte crescimento em energias renováveis ​​no seu mix de energia”, refere Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

Localizado em Avonmouth, perto de Bristol, o Hallen BESS é uma instalação de armazenamento de baterias de iões de lítio composta por 16 módulos, cada um com capacidade de 2 megawatts-hora por unidade.

No Reino Unido, foram armazenados e libertados os primeiros quilowatts-hora na central de armazenamento de energia Hallen Battery Energy Storage Scheme, da Voltalia.

Inicialmente programada para o primeiro trimestre de 2022, a central armazenou e libertou os seus primeiros quilowatts-hora em 23 de dezembro de 2021.

A central de Hallen operará em vários mercados fornecendo gestão de frequência, balanceamento e outros serviços auxiliares na rede do Reino Unido, local e nacionalmente.

A Voltalia explica que este projeto beneficia da sua experiência na área de armazenamento, adquirida principalmente na Guiana Francesa com o seu complexo Toco, o maior sistema de armazenamento de baterias em operação na França.

Voltalia no Reino Unido

Presente no país desde 2012, a Voltalia construiu e operou 22 fábricas solares para clientes terceiros com capacidade total de 193 megawatts. Em 2017, a Voltalia também foi responsável pela construção de uma unidade de armazenamento de bateria de iões de lítio com capacidade de 2 megawatts / 2,4 megawatt-hora para um terceiro cliente.

Como geradora de energia renovável, a Voltalia recebeu um contrato de venda de energia de 15 anos com a City of London Corporation em 2020, que será produzida pela central solar South Farm. Com capacidade de 49,9 megawatts, será localizado em Spetisbury, Dorset. A sua construção foi lançada em julho de 2021.

A empresa também possui e opera a fábrica de energia solar Tonge, que está em operação desde 2016. Com capacidade de 7 megawatts, esta unidade está localizada em Sittingbourne, Kent.

Artigo anteriorProdução de hidrogénio renovável em Sines avança com o projeto GreenH2Atlantic
Próximo artigoLG anuncia prémio para apoiar projetos que protejam ambiente