Mercedes-Benz em Portugal: vendas de EV e PHEV representam 39%
Terceira marca mais vendida do mercado português, a Mercedes-Benz aumentou em 23% as vendas de BEV e PHEV, categorias de veículos que valem já 38,7% na marca, por cá.
A Mercedes-Benz conseguiu ser a terceira marca mais vendida em Portugal, em 2021, por via da entrega de 11.383 automóveis no ano passado.
Relevante é o facto de a marca alemã ter comercializado já um total de 100 unidades por via digital através do website www.mercedes-benz.pt e o facto de 38,7% das suas matrículas serem de veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos Plug-in (PHEV).
Estas duas categorias de viaturas (BEV e PHEV) representaram 4.402 unidades em 2021 para a Mercedes-Benz, o que comparando com o registo de 2020 (3.579 exemplares), traduz um crescimento de 23%.
As vendas conjuntas de Plug-in Hybrid e Elétricos no construtor de Estugarda deram à marca uma quota de mercado de 15,2%, dando a liderança à marca nesta categoria de veículos.
Atualmente, os veículos PHEV e EV’s representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz.
Vale agora a pena olhar para alguns números das vendas dos diferentes modelos elétricos e PHEV na marca alemã em Portugal.
O primeiro modelo 100% elétrico da Mercedes-EQ, o EQC, comercializado em Portugal desde os finais de 2019, destacou-se em 2021 com 132 unidades vendidas.
EQC 400 4MATIC
O EQA (EQA 250 e o EQA 350 4MATIC) e o EQS (EQS 450+, 580 4MATIC e EQS 53 4MATIC), dois modelos lançados em 2021, venderam 417 e 25 unidades, respetivamente, esgotando a quota disponível para Portugal.
Para 2022, a Mercedes-EQ irá reforçar a sua oferta com a chegada ao mercado do novo EQB e EQE e da apresentação de novas propostas totalmente elétricas para futuro lançamento.
Mercedes-EQ, EQB 300 4MATIC
Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados pelos clientes destaque para o Classe A com 3.998 unidades comercializadas.
Focando apenas na oferta PHEV, que no segmento compacto da Mercedes-Benz fazem parte o Classe A, Classe A Limousine, Classe B, GLA, CLA e CLA Shooting Brake, foram comercializadas 1.516 unidades em 2021.
Na gama média, o Classe C Limousine foi o modelo mais comercializado com 617 unidades.
Nesta gama média (C e GLC) foram comercializadas 1.402 unidades PHEV (um acréscimo de 7,7%, 1.302 em 2020).
A família Classe E apresentou um volume de vendas (que inclui CLS e GLE) a atingir as 1.353 unidades. Destaque para as vendas dos PHEV do Classe E, com oferta a gasolina e Diesel, que alcançaram as 529 unidades. Entre o GLE SUV e Coupé foram entregues 264 e 146 unidades, respetivamente, das quais 333 PHEV.
Feitas as contas, hoje, mais de 80% das encomendas dos modelos Classe C, GLC (SUV e Coupé), Classe E e GLE (SUV e Coupé) são modelos PHEV.
Por fim, o porta estandarte da Marca, o Classe S, comercializou 141 unidades. Para 2022, está prevista a chegada da motorização PHEV, o S580e, que irá juntar-se à restante gama.
Smart em Portugal
Em 2021, a smart comercializou 430 unidades totalmente elétricas em Portugal das quais 287 unidades Smart fortwo (coupé: 242 e cabrio: 45) e 143 Smart Forfour.
smart EQ fortwo, coupe
Globalmente, a Mercedes-Benz Cars vendeu 2.093.476 automóveis (-5,0%) entre janeiro e dezembro, uma vez que a falta de semicondutores atrasou a oferta de automóveis.
No mundo, as vendas de automóveis híbridos e elétricos plug-in da Mercedes-Benz atingiram um recorde de 227.458 unidades (+69,3%), das quais 48.936 eram automóveis elétricos de passageiros (BEV) (+154,8%). Incluindo Smart e Mercedes-Benz Vans, as vendas totais da BEV subiram acima das 99.000 unidades. Desde que o EQS foi colocado à venda em agosto de 2021, as encomendas atingiram os 16.370.