A lógica de uma mobilidade sustentável não se aplica unicamente à mobilidade rodoviária. No mar, esse é também um desafio e a cidade de Toronto, no Canadá, está apostada em concretizar uma estratégia de emissões zero em toda a linha. Os responsáveis de Toronto estão apostados em substituir a atual – e envelhecida – frota de barcos por embarcações totalmente elétricas ao longo de um período de 15 anos.

O Toronto Island Park é servido por uma frota de navios de quatro embarcações principais e uma embarcação histórica (a “Trillium”), que juntas transportam mais de 1,4 milhão de passageiros e 5.000 veículos anualmente para o maior parque de Toronto, banhado pelo lago Ontario. Embora bem conservados, os navios têm entre 50 e 100 anos.

Curiosamente, a estratégia inicial de substituição de ferries propunha uma tecnologia híbrida gasóleo-elétrica. Porém, a decisão acabou por recair em embarcações 100% elétricas, já que embora a compra represente um acréscimo entre 10 a 13 milhões de dólares (de 8,7 a 11,4 milhões de euros) face às embarcações híbridas, têm a vantagem de oferecer uma maior capacidade de passageiros, para além dos ganhos ambientais.

O relatório recomenda que estas quatro embarcações existentes sejam substituídas ao longo de década e meia. Apenas seria mantida a “Trillium” que seria posta a circular unicamente em momentos especiais e esporádicos. 

Numa primeira fase, até 2024, haveria lugar à substituição de dois ferries, implicando a aquisição destas duas embarações um investimento de 63 milhões de euros, cerca de 55 milhões de euros.

O relatório, que defende a medida, defende um aumento no financiamento para o projeto, com vista à construção de serviços e infraestruturas de apoio em terra necessários para que esse projeto totalmente elétrico para navios se possa concretizar.

A mudança para a eletrificação apoia a estratégia de emissões zero líquidas da cidade e está alinhada com a meta de fazer a transição de 20% da frota da cidade para zero emissões até 2025 e 50% até 2030.

O plano “City’s TransformTO Net Zero Strategy” visa alcançar emissões líquidas zero em Toronto até 2040.

Segundo as autoridades de Toronto, a eletrificação total da frota de embarcações deverá reduzir 2.800 toneladas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) anualmente, o equivalente a remover 600 veículos das estradas todos os anos.

Outro benefício relevante trazido pela eletrificação é o facto de, com o fim dos barcos Diesel, haver uma redução da poluição do ar e do ruído, o que proporcionará uma experiência de viagem mais agradável para quem visita a Ilha de Toronto.

“Eu apoio a eletrificação completa da nossa futura frota de ferries. Esta é a coisa certa a fazer para o meio ambiente e é um investimento que acabará por economizar dinheiro do município”, destaca John Tory, o mayor de Toronto.

A mudança para a frota integralmente elétrica proporcionará uma economia anual de até 1,1 milhão de dólares (963 mil euros), de acordo com o relatório, isto apenas na economia de custos de combustível. O retorno projetado na eletrificação total seria obtido dentro de 20 anos.

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