Moscovo iniciou a fase de teste de um autocarro elétrico articulado com capacidade para 135 passageiros. O veículo, construído pelo fabricante russo KAMAZ, tem uma autonomia de 90 quilómetros com capacidade para atingir uma carga total em 20 minutos.
O autocarro elétrico articulado irá circular nas zonas de maior tráfego e integra o plano de sustentabilidade nos transportes que a capital russa tem empreendido. Em 2021, Moscovo deixou de comprar autocarros a gasóleo, focando-se em soluções amigas do ambiente. Atualmente, já circulam na cidade mil autocarros elétricos e, no próximo ano, pretende comprar 600 autocarros elétricos e iniciar a aquisição de autocarros articulados.
“O autocarro elétrico a ser testado tem um sistema de controlo do clima, travagem automática e vista panorâmica”, disse Nikolai Asasul, diretor-geral da Mosgortrans.
“Moscovo é considerada uma cidade líder na frota de autocarros elétricos na Europa. Continuamos a desenvolver transportes públicos amigos do ambiente. A KAMAZ, fabricante russa de veículos, camiões e motores apresentou um moderno autocarro articulado elétrico para operação de teste, que lançaremos nas estradas de Moscovo. Agora é testado na linha T34, para que cada passageiro possa apreciar o conforto e as inovações do autocarro elétrico”, disse o vereador dos transportes da cidade de Moscovo, Maksim Liksutov.
O mesmo responsável comentou ainda que “o inovador autocarro elétrico articulado, assim como seus antecessores, tem alto desempenho e tem carregamento ultrarrápido – isso ajuda a reduzir a quantidade de emissões nocivas para a atmosfera. Para Moscovo, a disponibilidade de transporte moderno, espaçoso e economicamente viável é uma das medidas mais importantes para melhorar a situação ambiental”.
Sergey Kogogin, diretor-geral da KAMAZ, acrescentou: “estamos muito orgulhosos de sermos pioneiros no desenvolvimento de autocarros elétricos. Muito em breve prevemos ter mais um veículo em teste na cidade de Moscovo”.
Deixe um comentário