Europa quer cidadãos a comprometerem-se com Pacto Climático

0
Europa quer cidadãos a comprometerem-se com Pacto Climático
Foto: Geralt/Pixabay

Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Climático faz parte da European Green Deal e está a ajudar a UE a cumprir o seu objetivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050.

Das cerca de 1600 organizações europeias aderentes ao Pacto Climático Europeu, 176 são portuguesas, as quais se comprometem a trabalhar para a redução da emissão de CO2 e para um aumento da eficiência energética.

Metas do Pacto Climático Europeu: redução das emissões de gases de estufa em 55% até ao final da década e neutralidade carbónica europeia até 2050.

O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos.

“Corporações, municípios, instituições de caridade e associações de cidadãos são fundamentais para a concretização de um futuro mais ecológico, já que são atores centrais no consumo de energia e na gestão de desperdício”, salientam os responsáveis europeus.

Vários municípios portugueses subscreveram este Pacto, entre os quais se incluem Lisboa, Porto Braga, Figueira da Foz, Guimarães e Mafra, entre outros.

Entre o setor privado, algumas das empresas subscritoras são a EDP (que se comprometeu a investir na redução de emissões e no controlo da poluição da água, bem como apresentar maior transparência na informação sobre o impacto ambiental das suas operações e promover a educação dos seus colaboradores face à poluição da água) e a NOS (que aposta na redução de emissões, na utilização de energia verde e na transparência de informação).

Para além do nível empresarial, a União Europeia está agora a incentivar que, no plano individual, também haja uma adesão em massa ao Pacto Climático Europeu, o qual conta com o compromisso de mais de 23 mil particulares que preveem alterar os seus comportamentos para que o mundo continue verde e habitável. Tudo porque todos “temos um papel a cumprir na luta por um planeta mais saudável e por uma Europa neutra”.

O link para ser mais uma pessoa a aderir ao Pacto Climático é este aqui.