A Yunex Traffic, empresa que desenvolve soluções de tráfego e mobilidade inteligente, desenvolveu e criou de raiz, em Portugal, um novo conceito de passadeira de peões inteligente, que recorre a energia de fontes renováveis e melhora a segurança do peão.

De acordo com a empresa, na Islândia, onde foi implementada em agosto do ano passado, o novo conceito tem-se mostrado um caso de sucesso no desafio de tornar o tráfego de peões mais seguro.

Sabia que…
… todos os anos morrem cerca de 1.3 milhões de pessoas em acidentes rodoviários, 18% dos quais são peões? Os dados são da Organização Mundial de Saúde.

Este novo sistema, denominado SiWalk, foi instalado em Reiquiavique, capital da Islândia, em parceria com o município da cidade.

Com um sistema de luz inteligente, deteta a aproximação dos peões e ilumina a passadeira quando alguém tem a intenção de atravessar a rua, aumentando a segurança em horas de menor visibilidade.

“O modo pedonal assume cada vez mais um papel importante na mobilidade urbana, pelo que este projeto é um excelente exemplo de que a tecnologia também aqui pode ter um papel determinante”, afirma Miguel Rodrigues, responsável pela Yunex Traffic em Portugal, acrescentando que “é de se esperar que se debata cada vez mais a necessidade de ter este tipo de sistemas em zonas onde o tráfego é muito intenso e se sabe que há mais possibilidade de haver acidentes com vítimas mortais. Em Portugal, a aposta também será cada vez mais nesse sentido.”

Um estudo realizado em Reykjavik, que antecedeu a implementação deste sistema, teve como base a contagem do número de veículos que paravam na antiga passadeira e a análise de dados relativos a acidentes no local. Um novo estudo será conduzido um ano após a sua implementação, para medir o impacto exato da passadeira inteligente na redução de acidentes.

Artigo anteriorMobilidade elétrica em 2021: crescimento de 48% de utilizadores em Portugal
Próximo artigoNova ebike da BEEQ torna as viagens mais fáceis e rápidas

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of