A Infraquinta, empresa de infraestruturas da Quinta do Lago, no Algarve, apostou na instalação de um ponto de luz dotado de um sistema de carregamento para bicicletas elétricas, denominado por Shuffle. O Shuffle poderá ser encontrado no parque da praia da Quinta do Lago.

Apesar deste ponto de carga ser apenas um exemplar único na área de atuação desta empresa algarvia, esta opção da Infraquinta merece notícia pois é a prova, em concreto, da implementação de um sistema de carregamento inteligente que pode, perfeitamente, estar em quase cada virar de esquina deste país e, dessa forma, fomentar a mobilidade elétrica.

O Shuffle é uma plataforma inteligente desenvolvida para dotar as cidades e os espaços de soluções que contribuam para a sua sustentabilidade.

Entre outras funcionalidades, tais como iluminação, Hotspot WIFI, light ring e conetividade IoT para Smart City, o Shuffle permite também o carregamento e a qualquer momento, de veículos de micro mobilidade urbana tais como bicicletas e trotinetes elétricas.

Para tal, são disponibilizadas na parte inferior da coluna Shuffle duas tomadas Schucko tipo F de 16A, protegidas por disjuntores diferenciais de 30mA, que, neste caso, permite o carregamento simultâneo de duas bicicletas e ou trotinetes.

“É uma solução robusta, integrada e estética, assim como uma forma inteligente e rentável de alavancar a infraestrutura de iluminação”, afirma a Infraquinta.

Artigo anteriorValores de reciclagem cresceram no ano passado em Portugal
Próximo artigoPan-United adquire mais de mil camiões a hidrogénio

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of