pep+ é o novo projeto da PepsiCo centrado na sustentabilidade

0
pep+ é o novo projeto da PepsiCo centrado na sustentabilidade

A PepsiCo divulgou recentemente o seu projeto pep+ (PepsiCo Positive). Assente nos pilares da sustentabilidade e do capital humano, esta é uma mudança estratégica que visa criar crescimento e valor sem nunca colocar em risco os limites do planeta.

O pep+ (PepsiCo Positive) servirá para impulsionar a transformação das operações de negócio assumidas pela PepsiCo. Isto é, vai ajudar a empresa a encontrar soluções mais sustentáveis para os processos de obtenção de ingredientes, fabricação e venda dos seus produtos.

Por outro lado, a PepsiCo também vai aproveitar este seu novo programa para alavancar as mais de mil milhões de ligações que estabelece diariamente com os consumidores. O seu objetivo é “tornar a sustentabilidade dominante e incentivar as pessoas a fazerem melhores escolhas para si e para o planeta”.

Ramon Laguarta afirma que “o pep+ reflete uma nova realidade de negócios, onde os consumidores se estão a tornar mais interessados no futuro do planeta e da sociedade”. Além disso “é uma iniciativa que vai mudar as nossas marcas e a forma como elas ganham no mercado”, acredita o presidente e CEO da PepsiCo.

É igualmente referido em comunicado que “o pep+ impulsiona a ação e o progresso em três pilares principais – Agricultura Positiva, Positive Value Chain e Escolhas Positivas – reunindo uma série de objetivos do setor para 2030 numa estrutura abrangente”.

Agricultura Positiva

A PepsiCo é responsável por uma área agrícola com aproximadamente 2.83 milhões de hectares. Um dos seus objetivos é restaurar essas terras através da disseminação das práticas regenerativas.

A par disso o grupo está igualmente empenhado em fornecer colheitas e ingredientes essenciais de maneira sustentável. Bem como em melhorar a subsistência de mais de 250 mil pessoas na sua cadeia de abastecimento agrícola.

Aos meios de comunicação é garantido que “estes objetivos já estão a ser concretizados na Europa, muito graças à utilização da tecnologia da agricultura de precisão e da inovação de fertilizantes”.

Relativamente ao sucesso do seu negócio em Portugal a PepsiCo reconhece que é algo que depende de um setor agrícola bem sucedido e sustentável. “É por isso que trabalhamos em estreita colaboração com os nossos agricultores, com os quais mantemos uma relação há mais de 15 anos”, garante a empresa em comunicado. 

Uma das metas globais da PepsiCo passava por conseguir que, até 2020, todos os seus ingredientes-chave fossem de origem sustentável. No caso da PepsiCo Portugal, que atingiu esse objetivo dois anos antes do previsto, os ingredientes-chave são as batatas e os amendoins.

O grupo aproveitou para sublinhar que, em todo o nosso país, gera 516 empregos diretos e investe 7 milhões de euros anuais em matérias-primas agrícolas.

banner pep+

Positive Value Chain

Apoiar a criação de uma cadeia de valor circular e inclusiva é outra das grandes preocupações assumidas pela PepsiCo. O grupo tem vindo a desenvolver várias ações no sentido de alcançar emissões Zero até 2040 e se tornar Zero Consumo Água até 2030.

Faz também parte dos planos da PepsiCo introduzir embalagens mais sustentáveis na cadeia de valor e cortar em 50% o plástico virgem por fração no seu portefólio de alimentos e bebidas até 2030. É nisso que a empresa tem estado focada: em construir uma economia circular para as embalagens na Europa. 

Espanha, referida como líder da mudança na circularidade dos recipientes para bebidas carbonatadas, decidiu integrar garrafas de plástico 100% reciclado em toda a linha da Pepsi. Graças a essa mudança diminuiu em 74% o uso de plástico virgem e passou a dar uma nova vida a 12,3 milhões de garrafas por ano.

A circularidade é igualmente promovida pelo grupo através das colaborações com parceiros. A PepsiCo juntou-se, na Europa, à Association of European Brands (AIM). Uma empresa responsável pela iniciativa “HolyGrail 2.0”, que recorre a tecnologia de marcas de água digital na embalagem para melhorar o seu processo de classificação. 

Para finalizar a apresentação do pilar Positive Value Chain só falta falarmos do novo programa de voluntariado da PepsiCo com colaboradores. Intitulado One Smile at a Time, o projeto será usado para incentivar, apoiar e capacitar cada um dos 291 mil funcionários da marca. Além de contribuir para a criação de impacto positivo nas comunidades locais, garante a PepsiCo em comunicado.

Escolhas Positivas

Quando falamos do projeto pep+ é inevitável referir a mudança do portefólio de produtos de alimentos e bebidas do grupo. A PepsiCo continua a implementar estratégias que acredita traduzirem-se em melhorias tanto para o planeta como para a população em geral.

Uma dessas medidas passa por integrar, tanto em produtos alimentares novos como nos já existentes, ingredientes melhores para o ambiente e com maiores benefícios nutricionais. Nesse sentido a empresa vai apostar principalmente no grão-de-bico, nas proteínas de origem vegetal e nos grãos inteiros.

A PepsiCo pretende também expandir ainda mais a sua posição na categoria de nozes e sementes. Uma área na qual é apontada como líder global de marca, nomeadamente em territórios como México, China e Europa Ocidental.

Acelerar a redução de açúcares e sal adicionados em todo o seu portefólio é outro dos focos da empresa. Para atingir essa meta vai apostar em objetivos baseados na ciência e cozinhar alimentos com óleos mais saudáveis.

Na lista de escolhas positiva há igual referência ao objetivo de continuar a dimensionar novos modelos de negócio que exigem pouca ou nenhuma embalagem de uso único. Uma medida que irá abranger o seu negócio global SodaStream, ícone de uma Escolha Positiva e a maior marca de água do mundo, em volume.

Recentemente a PepsiCo uniu-se à Foundation Earth com o intuito de valorizar ambientalmente vários produtos alimentícios. As empresas vão aproveitar os rótulos frontais das embalagens para partilhar informações de forma transparente e assim ensinarem os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis.