As empresas Daimler Truck, Volvo e Traton (subsidiária do Grupo VW e dona das marcas Scania e MAN) vão constituir uma joint-venture, cuja missão será a instalação de uma rede de carregamento público europeia de alto desempenho para camiões e autocarros elétricos.

A joint-venture – a ser detida em partes iguais pelas três empresas – será formalizada este ano, com as três partes a comprometerem-se ao todo a investir 500 milhões de euros.

O plano passa pela instalação e operação de, pelo menos, 1700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho na rede rodoviária, bem como em pontos logísticos e de destino no prazo de cinco anos.

O número de pontos de carregamento deverá aumentar significativamente com o tempo, através da procura de parceiros adicionais, bem como de financiamento público.

Daimler Truck, Grupo Traton e Grupo Volvo assinaram um acordo de joint venture

“O anúncio de assinatura é uma ótima notícia para o setor de transporte e para a sociedade, pois destaca o forte compromisso de todos os parceiros em tornar realidade os camiões neutros em CO2. É notável que três concorrentes ferozes na área de camiões e tecnologia de veículos estejam a agir juntos para começar a estabelecer a infraestrutura de carregamento necessária. Juntamente com o grupo Volvo e o grupo Traton, queremos enviar um sinal claro a todas as partes interessadas relevantes para seguir a nossa liderança e agir agora”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

“Temos a forte opinião de que nós, como o Grupo Traton, juntamente com as nossas marcas Scania e MAN, bem como a indústria de veículos comerciais como um todo, faremos parte da solução quando se trata de um CO2 neutro mundo. Uma colaboração com concorrentes fortes como Daimler Truck e Volvo Group pode parecer incomum. No entanto, o tema é de importância crucial e essa cooperação única tornar-nos-á mais rápidos e bem-sucedidos na entrega da ação transformacional necessária para combater as alterações climáticas. A nossa joint venture será um forte impulso para o rápido avanço de camiões e autocarros elétricos a bateria, as soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis”, salienta Christian Levin, CEO do Grupo Traton.

“Estamos a passar das palavras à ação”

Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo, entende que “estamos a passar das palavras para a ação, e esta joint venture planeada com a Daimler Truck e o Grupo Traton é um passo importante na formação de um mundo em que queremos viver. Será uma mudança tão necessária que beneficiará os nossos clientes — e todo o setor. Este é um marco histórico na transformação em direção ao transporte livre de combustíveis fósseis e um avanço que mostra o compromisso do Grupo Volvo em atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040 e uma frota contínua de emissões líquidas zero até 2050, o mais tardar”.

Um relatório da ACEA (Associação de Construtores Europeues de Automóveis), de maio do ano passado, reclamava 15.000 pontos de carregamento públicos e de destino de alto desempenho até 2025 e até 50.000 pontos de carregamento de alto desempenho até 2030.

“Este pontapé inicial é uma chamada para a ação para todos os outros players da indústria, bem como governos e legisladores, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de carregamento necessária para poder contribuir para alcançar as metas climáticas”, salientam os fabricantes envolvidos nesta joint-venture.

“Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede de carregamento das três partes da joint-venture será aberta e acessível a todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca”, informam.

Artigo anteriorLamborghini despede-se dos modelos apenas com motores de combustão
Próximo artigoDachser introduz camiões elétricos e testa pesados a hidrogénio