A Helexia Portugal concluiu a compra de uma posição de 60% no capital da Ewen Energy. Esta aquisição reforça a capacidade da empresa energética de promover serviços especializados para fazer da descarbonização uma realidade.

Segundo Luis Pinho, CEO Helexia Portugal, “oferecer aos nossos clientes uma gama abrangente de serviços energéticos, que incluem aconselhamento, auditorias, gestão de energia, contratos de performance energética e a produção de energia para autoconsumo, é o que nos motiva todos os dias. Esta união de forças vai-nos permitir chegar a mais clientes, com mais capacidade, mais competência, e com um compromisso acrescido de acompanhar todos os seus parceiros, passo a passo, na sua transição energética, com a ambição de ser um player de referência de classe internacional”,

Perfil da Ewen Energy

A Ewen Energy foi fundada em 2004, tendo presença em Portugal e desenvolvendo atividades noutras geografias, sendo uma empresa dedicada aos serviços de energia, designadamente na área de eficiência e gestão de energia.

O core business da empresa está focado no setor empresarial, com destaque na indústria (incluindo grandes edifícios). A Ewen realiza analises detalhadas do processo fabril, identificando, propondo e implementando as melhores medidas de eficiência energética.

Em 2021, a Ewen obteve um volume de negócios de cerca de 1,3 milhões de euros. A empresa, que tem 25 trabalhadoresm possui uma carteira de aproximadamente 200 clientes, com um consumo anual de eletricidade de 4 terawatt hora (TWh) por ano e mais de 17 TWh por ano de consumo de gás natural.

Perfil da Helexia

A Helexia é uma multinacional francesa presente em Portugal desde 2016 que aposta na transição energética como fator determinante para a sustentabilidade. Tem 26 funcionários, esperando chegar até ao fim do ano aos 35 em Portugal.

Com a combinação do binómio economia e ecologia ajuda as empresas no caminho da redução da pegada ecológica, redução do consumo e custos energéticos.

A energia limpa é encarada de forma integrada, seja na produção, utilização e gestão para que a descarbonização seja um fator de competitividade.

A Helexia tem atualmente no autoconsumo solar uma potência acumulada de 18,3 MWp que produz 34 GWh de energia limpa, permitindo evitar 16000 ton de CO2 e gerar poupanças de 1,1 milhões de euros para os seus clientes. Em construção e em carteira estão mais de 30 MW para juntar ao portfólio existente.

A Helexia fechou 2021 com um volume de negócios de cerca de 4 milhões de euros, mais do que duplicando a faturação de 2020. Para 2022, a perspetiva é ultrapassar os 10 milhões de euros.

Artigo anteriorÉvora instala ilhas de compostagem comunitária
Próximo artigoEstão as casas inteligentes na mira dos ciberterroristas?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of