A FAIRTIQ é uma aplicação para smartphone que simplifica as viagens em transportes públicos. Saber que bilhete escolher ou não ter moedas são dificuldades com fim à vista.

A empresa Suíça FAIRTIQ já tem disponível no mercado uma aplicação para smartphone, com o mesmo nome, que promete facilitar a utilização dos transportes públicos.

Lançada há cinco anos, a aplicação conta com utilizadores na Suíça e no Liechtenstein, bem como em algumas localidades da Alemanha e da Áustria. Até ao momento foram já realizadas 25 milhões de viagens com a FAIRTIQ.

França, Bélgica e Reino Unido são países que em breve vão disponibilizar esta aplicação.

fairtiq

Como funciona a aplicação?

A compra de bilhete antes do início da viagem deixa de ser necessário com a utilização desta app. Depois de instalar a FAIRTIQ no smartphone, basta chegar ao local de início da viagem e ao entrar no transporte – autocarro, comboio, metropolitano ou outro – deve acionar o botar “Iniciar”. O destino final não precisa de ser colocado.

A aplicação vai gerar um bilhete virtual que pode ser lido pelo revisor em qualquer momento da viagem através de um QR code.

Faça os transbordos necessários na sua viagem sem parar a aplicação. Ela saberá a todo o momento quando está a mudar de transporte.

Quando chegar ao destino final, abra novamente a app e faça terminar a viagem. A app irá procurar a melhor tarifa disponível no mercado para a viagem que realizou e fazer o desconto de acordo com o método de pagamento que indicou quando se registou na FAIRTIQ.

Os fundadores esta start-up tecnológica estão constantemente a melhorar a FAIRTIQ e recentemente desenvolveram o Smart Stop, ou seja, caso se esqueça de terminar a sua viagem na aplicação, esta saberá quando já não está num transporte e fará essa tarefa por si.

Artigo anteriorSmart cities: solução de Inteligência Artificial reduz bloqueios na rede de esgotos
Próximo artigoUm mês a usar o Citroën ë-Jumpy Hydrogen: quais as primeiras impressões

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of