Iveco e Nikola Corporation inauguram fábrica na Alemanha

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Iveco e Nikola Corporation inauguram fábrica na Alemanha

A Iveco e a Nikola Corporation apresentaram recentemente o resultado da sua parceria: uma fábrica dedicada à produção de camiões pesados elétricos Nikola Tre. Localizadas em Ulm, na Alemanha, as instalações abrangem uma área de 50 mil metros quadrados.

Mark Russel entende este projeto como “um marco importante para a Nikola”. Sobretudo porque “nos permite dar andamento à nossa estratégia e visão de nos posicionarmos como um líder global em soluções de transporte zero emissões”, explica o CEO da Nikola.

Um dos principais objetivos é que este projeto atinja zero desperdício, zero acidentes, zero falhas e zero stock. Para isso as novas instalações vão, muito provavelmente, funcionar em conformidade com os princípios do programa World Class Manufacturing.

Em comunicado é igualmente referido que esta fábrica da Iveco e da Nikola Corporation incluí um processo de montagem final concebido para veículos de propulsão elétrica. Além de adotar uma gestão totalmente digital da linha de montagem, desenvolvida para garantir 100% de rastreamento e executar operações sem recurso a papel.

“Graças à experiência comprovada da Iveco e à pegada estabelecida, concebemos uma plataforma na qual a tecnologia de Nikola pode prosperar”, acredita Gerrit Marx. “Agora o nosso foco está a assegurar o sucesso desta operação e assumir, conjuntamente, a liderança no que toca a transportes pesados de longo e pequeno curso neutros para o clima”, refere o CEO designado do Grupo Iveco.

O que sabemos sobre o Nikola Tre

Como já referimos neste artigo, a fábrica que a Iveco e a Nikola Corporation construíram na Alemanha dedica-se à produção de camiões pesados elétricos Nikola Tre. Um modelo zero emissões concebido e projetado como uma solução de transporte segura, fiável e de alto desempenho.

A plataforma de camiões Iveco S-Way serviu de base ao Nikola Tre, com um eixo elétrico desenhado e produzido conjuntamente pela FPT Industrial. Neste camião integraram-se, por exemplo, a avançada tecnologia elétrica e a célula de combustível da Nikola. Bem como os componentes-chave fornecidos pela Bosch.

Graças ao trabalho conjunto das equipas, criou-se uma plataforma modular compatível com a tecnologia de célula de combustível e com a tecnologia da propulsão a bateria. Sendo que “o lançamento antecipado da tecnologia de bateria conduzirá à maturidade da plataforma subjacente antes de adicionar a célula de combustível como tecnologia de extensão de autonomia”.

Os responsáveis pela gestão da nova fábrica preveem que a sua linha de produção atual venha a produzir à volta de 1000 unidades por turno por ano. Uma capacidade que “deverá sofrer aumentos progressivos nos próximos anos”, alegam em comunicado.

Além de fabricar o veículo elétrico a bateria (BEV), esta plataforma modular para veículos pesados também vai assumir a produção de um futuro veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV). Esse modelo, com base no Nikola Tre, começará a ser produzido em Ulm até ao final de 2023.

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