Neste segundo episódio das Welectric Talks, dedicado ao retalho, não há assuntos tabu, desde os desafios da descarbonização aos alimentos com base de insetos.
A Auchan, grupo internacional de retalho, define-se como comerciante de nova geração e militante do Bom, São e Local e as suas atividades em Portugal remontam ao final dos anos 60, com a inauguração dos primeiros supermercados Pão de Açúcar, em Lisboa.
O grupo tem 31 hipermercados em Portugal, 4 supermercados, 30 lojas MyAuchan, 29 gasolineiras. 13 das lojas já possuem certificação ambiental e 9 possuem carregadores para Veículos elétricos. Tem mulheres em 50% dos cargos de liderança. 96% dos trabalhadores são efetivos e a grande maioria dos funcionários são também acionistas. Cerca de 90% das compras são feitas a fornecedores nacionais e existe uma participação ativa em causas sociais.
Com o crescimento das vendas online e, sobretudo, consumidores cada vez mais exigentes, não só com a qualidade, mas também com questões ligadas à sustentabilidade e descarbonização, estamos numa fase de evolução ou de revolução do setor? Foi isso que tentámos descobrir neste videocast com Pedro Cid, Diretor Geral da Auchan Retail Portugal.
Questões como a transição energética, rumo à descarbonização, estão na ordem do dia e é importante perceber como a Auchan enfrenta esses desafios no nosso país.
Uma das inovações que o Grupo Auchan Retail trouxe para o mundo retalho foi a venda de roupa em segunda mão. Vamos ficar a conhecer o impacto desta iniciativa e se o conceito pode ser alargado a outros produtos.
Os alimentos de um futuro alternativo já estão por aí e queremos saber qual a opinião de Pedro Cid sobre o assunto. Afinal de contas, vamos ou não comer insetos?
E quais as medidas que Pedro Cid toma no seu dia a dia a pensar na sustentabilidade do planeta? Tudo bem explicado pelo próprio no vídeo aqui ao lado.