O projeto RESTART – Masterplan for Lisbon’s Multimodal Mobility Hubs tem como objetivo estudar a reconversão dos cinco terminais rodoviários mais importantes da cidade de Lisboa – Oriente, Sete Rios, Campo Grande, Pontinha e Colégio Militar – em interfaces multimodais que promovam a conectividade de diferentes soluções de transporte e ofereçam diferentes soluções de mobilidade, serviços, que sejam confortáveis, seguros, e assentes em modelos de operação tendo em vista a sustentabilidade da sua gestão a longo prazo.

Coordenado pela Câmara de Lisboa

O RESTART é coordenado pela Câmara Municipal de Lisboa e tem um orçamento total de 864.533 euros, financiado em 50% pelo Programa CEF – Connecting Europe Facility, sendo a EMEL responsável pela gestão global do projeto. 

O projeto prevê o envolvimento e participação ativa de diversos atores – incluindo operadores de transportes e de serviços de mobilidade, utilizadores e entidades públicas – e levará ao redesenho dos atuais interfaces e identificação dos requisitos para a sua reconversão e requalificação.

Concurso até 18 de março

No âmbito deste projeto RESTART, a EMEL lançou um concurso público internacional para “prestação de serviços de consultoria técnica com vista ao desenvolvimento do Business Case para a rede das grandes interfaces multimodais de Lisboa”, com um valor base de 250 mil euros.

O concurso, publicado na plataforma de contratação pública Saphetygov, decorre até 18 de março.

Com o desenvolvimento do Business Case (Argumentos Económicos), a EMEL explica que pretende obter respostas para questões como quais as opções de investimento em cada um dos terminais: custos e benefícios envolvidos?; como pode ser assegurada a sua sustentabilidade financeira a médio-longo prazo?; e qual o modelo mais eficaz de gestão e governança destes espaços?

A análise fornecerá dados para se decidir quer tipo de intervenção será feita nos mencionados terminais multimodais de Lisboa.

Artigo anteriorMastercard e Grupo Barraqueiro promovem pagamento contactless
Próximo artigoVale Hidrogénio Verde Nazaré está a nascer

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of