Quando muito se fala da importância do transporte de mercadorias se tornar “verde”, a filial portuguesa do operador logístico Dachser encomendou uma Fuso eCanter, veículo elétrico feito em Portugal.
A encomenda foi feita à MBP Automóveis Portugal, importador e distribuidor da marca Fuso no nosso país, pertencente ao Grupo Astara.
O veículo 100% elétrico irá operar exclusivamente na zona do Porto.
A Fuso é a marca da divisão Daimler Trucks. A eCanter é a versão 100% elétrica do pequeno camião Canter, oferecendo uma solução não poluente de um veículo comercial de mercadorias.
O Fuso eCanter é o primeiro veículo comercial pesado de mercadorias, 100% elétrico, com um peso bruto de 7.5 toneladas e uma autonomia real de 100 km, com bons atributos de manobrabilidade.
A eCanter, em paralelo com a recentemente anunciada produção da 9ª geração da Canter, continua a sair das linhas de montagem da Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, para os mercados do continente europeu e EUA, mantendo assim o impacto positivo na economia portuguesa.
Com a adoção deste veículo a Dachser Portugal assinala, assim, o arranque do modelo de distribuição urbana designado DACHSER Emission-Free Delivery, onde todas as entregas são efetuadas com zero emissões poluentes a nível local, numa área definida da cidade.
Esta iniciativa foi lançada em dezembro de 2018, com um projeto-piloto liderado pela cidade alemã de Estugarda.
Desde então, o modelo de distribuição urbana sustentável já foi implementado noutras cidades europeias como Friburgo (Alemanha), Oslo (Noruega) e Praga (República Checa). Agora chega ao Porto.
Até ao final do ano, um total de 11 cidades europeias terão implantado o DACHSER Emission-Free Delivery. A adoção deste modelo integra uma série de medidas que a Dachser planeia implementar nos próximos anos como parte de sua estratégia de proteção climática a longo prazo.
“Uma vez que a distribuição nas grandes metrópoles continuará a ser fundamental para as rotinas da sociedade, considerando os objetivos claros de melhorar a qualidade de vida nas zonas urbanas, a mobilidade com emissões zero e zero ruído de veículos de mercadorias é um passo inevitável e já em progresso”, refere a Mitsubishi Fuso em comunicado.
“A aposta na eCanter mostra assim a motivação da Dachser em tornar mais sustentável a sua frota de veículos, à medida que as tecnologias de condução sem emissões vão ficando gradualmente disponíveis, respondendo de forma antecipada e positiva às crescentes preocupações ambientais e sociais ao mesmo tempo que assegura o futuro da distribuição de mercadorias nos principais centros urbanos – uma visão partilhada com a Fuso”, refere a Fuso.