O novo Kia EV6 foi nomeado Carro do Ano de 2022 na votação Car of the Year (COTY). O crossover 100% elétrico bateu a concorrência e foi o modelo que reuniu uma maior pontuação após consideradas as opiniões do júri de 59 membros composto por jornalistas de referência no setor automóvel, oriundos de 22 países europeus, entre os quais se inclui o português Francisco Mota, colaborador do Welectric.

A votação Car of the Year (COTY) partiu de um lote inicial de mais de 60 modelos lançados em 2021, a partir do qual o júri reduziu os concorrentes a sete concorrentes, seis dos quais veículos elétricos demonstrando ainda mais a crescente importância deste tipo de automóveis para os consumidores, à medida que a sociedade caminha para um novo futuro da mobilidade.

Pontuação dos sete finalistas

Feitas as contas, na eleição para “Carro do Ano 2022”, o Kia EV6 recebeu um total de 279 pontos, seguido pelo Renault Mégane E-Tech (265 pontos), Hyundai Ioniq 5 (261 pontos), Peugeot 308 (191 pontos), Skoda Enyaq iV (185 pontos), Ford Mustang Mach-E (150 pontos) e Cupra Born (144 pontos).

Frank Janssen, Presidente do Júri do Carro do Ano, comenta: “É uma boa surpresa ver o Kia EV6 receber este prémio. Já era tempo de a marca e o grupo serem recompensados, pois trabalharam tão arduamente neste carro. O ritmo de progresso da Kia é realmente impressionante”.

Jason Jeong, Presidente da Kia Europe, salienta a “grande honra” pelo facto da marca coreana ter ganho o Carro do Ano de 2022 com o EV6, “o primeiro Kia a ganhar este prestigioso prémio”.

Jason Jeong,Presidente da Kia Europe, afirma que o “EV6 é verdadeiramente um desenvolvimento marcante que foi projetado desde o início para tornar a mobilidade elétrica divertida, conveniente e acessível, combinando a grande autonomia real, capacidades de carregamento ultrarrápido, o interior espaçoso de alta tecnologia e a experiência de condução verdadeiramente gratificante. O EV6 é um sinal empolgante do que ainda está por vir na nossa crescente gama eletrificada.”

Plataforma dedicada

O EV6 é o primeiro VE dedicado da Kia baseado na Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP) da empresa. O EV6 oferece um espaço interior de referência e uma autonomia de 740 km (circuito urbano – WLTP) e recursos de carregamento ultrarrápido de 800 V que permitem realizar uma carga de 10 a 80% em apenas 18 minutos.

O EV6 é o primeiro de sete VE dedicados que a Kia projeta lançar até 2026. O crossover totalmente elétrico desempenha um papel fundamental nos planos da marca de se tornar um fornecedor líder global de soluções de mobilidade sustentável.

Artigo anteriorVolvo Cars testa carregamento elétrico wireless
Próximo artigoNecessidade de energia pode diminuir com melhorias na eficiência

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of