De acordo com o hacker @greentheonly, conhecido por revelar algumas atualizações de software da Tesla antes mesmo de serem lançadas, relatou agora que os modelos do construtor vão começar a ter em consideração fatores como a vento frontal e lateral, densidade do ar e humidade para estabelecer cálculos de autonomia mais precisos.

Desde 2018, a empresa passou a incluir no seu algoritmo fatores ambientais (como temperatura e mudanças de altitude, por exemplo) para efetuar as suas estimativas de autonomia. Por exemplo: um dia de frio exigiria um dispêndio de energia superior do que se a mesma viagem fosse realizada num dia quente.

O objetivo agora é elevar o grau de precisão da informação acerca do consumo efetivo, a cada instante. Esse maior rigor será conseguido com novos indicadores, entre os quais sobressai a variável da resistência aerodinâmica – viajar contra o vento leva a um maior gasto energético.

Segundo este “pirata”, essas melhorias surgirão incorporadas na atualização de software 2022.8.2, que também inclui alterações na interface do utilizador, entre outros novos recursos.

Tudo indica que este upgrade com estas novas funcionalidades estará, de início, disponível apenas na China, esperando-se que chegue depois ao resto da sua frota mundial.

O que afeta a autonomia

Nos manuais que distribui pelos condutores, a Tesla destaca quais os fatores que afetam o consumo de energia durante a condução:

  • A velocidade de condução elevada.
  • Condições ambientais, tais como clima frio ou quente e vento.
  • Utilização dos controlos da climatização para aquecer ou arrefecer o habitáculo.
  • Condução em subidas: Para conduzir em subidas é necessária mais energia e a autonomia reduz mais rapidamente. Contudo, conduzir em subidas permite ao veículo recuperar parte da respetiva energia prevista através da função de travagem regenerativa).
    Viagens curtas ou trânsito congestionado: É necessário energia para obter uma temperatura específica do habitáculo e da bateria aquando do arranque do veículo. Poderá detetar um consumo médio mais elevado quando o veículo é utilizado para viagens muito curtas ou em trânsito intenso.
  • Carga pesada.
  • Janelas abertas.
  • Jantes e pneus sem manutenção.
  • Definições personalizadas ou acessórios de terceiros (barras de tejadilho ou da bagageira, jantes de terceiros).
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