Os “tubarões do lixo”, uma tradução livre de Waste Sharks, são veículos robotizados que estão a limpar o plástico presente no mar ao largo de Plymouth, em Inglaterra.

Os veículos, operados remotamente, examinam a superfície do oceano e, ao detetarem plástico, “devoram-no”. O Waste Sharks recorre à inteligência artificial e robótica para procurarem, detetarem e recolherem o lixo.

O projeto está a ser desenvolvido por especialistas em robótica e inteligência artificial, juntamente com a Universidade de Plymouth que aporta a sua experiência em poluição marítima.

A iniciativa envolve também empresas privadas, como Vodafone, Nokia, Plymouth City Council e Plymouth Marine Laboratory que vão testar a tecnologia 5G distribuída ao longo de toda a costa. Uma boa cobertura de telecomunicações vai permitir a comunicação eficiente com os robôs que estarão a mais de 30 km da costa.

O Waste Sharks é ainda um “tubarão” na recolha dados, conseguindo transmitir em tempo real dados sobre o estado da água pois são dotados de sensores de temperatura, pH, condutividade, entre outras informações.

Além da limpeza do mar, o projeto tem também uma componente de sensibilização e, por isso, as escolas e comunidades locais vão ser desafiadas a desenvolver várias ações em torno destes “tubarões do lixo”. Vão poder apresentar ideias para pintar os robôs, por exemplo.

O projeto integra-se no âmbito do Plano de Ação de Emergência Climática do Conselho Municipal de Plymouth.

Artigo anteriorInvestigação revela o impacto das alterações climáticas na mortalidade em Portugal
Próximo artigoEstacionou mal a trotinete? Vai receber um aviso