A Infraestruturas de Portugal deu a saber que os primeiros quilómetros da Ecopista do Tua já podem ser utilizados. O Município de Macedo de Cavaleiros já disponibilizou o primeiro troço com cerca de 4,9 quilómetros de extensão, que percorre o canal ferroviário entre a antiga Passagem de Nível ao Apeadeiro de Castelãos.

Em resultado da reconversão da antiga plataforma de via, a população local e turistas dispõem agora de numa via ciclável reservada a deslocações não motorizadas que permite a prática de passeios pedonais, em bicicleta, patins e outros meios de mobilidade suave.

Este troço de Ecopista, aliado à recuperação do edificado da Estação de Macedo de Cavaleiros, também em curso, que será a nova sede do Geopark Terras de Cavaleiros, constituirão “mais um excelente cartão de visita de uma região de transição da Terra Fria planáltica para a Terra Quente do Tua e Douro Superior”, afirma a Infraestruturas de Portugal.

Ecopista do Tua

Trajeto: Mirandela a BragançaExtensão Potencial: 75,277 kmExtensão Executada: 4,905 km

O troço desativado da Linha do Tua, elegível para possível Ecopista, atravessa os municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

“Terra Quente Transmontana, na confluência das sub-regiões do Alto Trás-os-Montes e do Douro, banhada pelos rios Sabor, Tua e Douro, apresenta um enorme potencial turístico. Território com um vasto e rico património histórico, cultural, arquitetónico e ambiental, que atraem cada vez mais visitantes. Destacam-se a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, com as suas praias fluviais, e os sítios inseridos na Rede Natura 2000, os Rios Sabor e Maçãs, Morais e Romeu”, apontam os promotores da iniciativa.

Esta Ecopista diz respeito à Fase 1 do Projeto Bicity, que consiste numa ecovia entre as antigas estações da Linha do Tua de Macedo de Cavaleiros e Azibo.

Artigo anteriorApoio à instalação de carregadores em condomínios “será relevante”
Próximo artigoLIDL utiliza veículos a hidrogénio verde em centro logístico em França

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of