O LIDL em França estabeleceu uma parceria com as empresas Lhyfe e Plug Power para testar a utilização de equipamento de armazém movidos a hidrogénio verde nas suas operações de logística.

Assim, desde janeiro deste ano que o LIDL terá ao serviço cerca de 98 empilhadores movidos com este combustível mais amigo do ambiente, o que representa 80% da sua frota em Carquefou, França.

“O Lidl orgulha-se de abrir em Carquefou a primeira plataforma logística na Europa a operar com hidrogénio verde graças aos seus parceiros Plug Power, que adaptou os veículos, e Lhyfe, cuja fábrica de produção de hidrogénio verde fica a 75 quilómetros do nosso armazém”, disse Gregory Podda, responsável de Logística no LIDL França.

A Lhyfe, que tem uma fábrica próxima do centro de logística do LIDL em Carquefou, está a produzir hidrogénio a partir da água do mar e de eletricidade renovável. A proximidade da unidade fabril ajuda no transporte do hidrogénio até às instalações da cadeia de supermercados.

Por outro lado a Plug Power, em colaboração com a HRS e a Jungheinrich, forneceu o equipamento necessário para implementar a solução de hidrogénio. A Plug Power também deverá realizar a manutenção de todos os equipamentos no local.

Julien Saleix, gerente regional de Vendas da Plug Power, disse: “A tecnologia de hidrogénio para estes veículos está madura, implementada em 165 locais em todo o mundo e em mais de 50.000 máquinas revelando os ganhos de produtividade que traz”.

Matthieu Guesné, CEO e fundador da Lhyfe, disse: “Estamos muito satisfeitos com esta parceria, que ilustra perfeitamente os múltiplos interesses comerciais – tanto em termos de responsabilidade quanto de aplicabilidade – na mudança para o hidrogénio verde renovável”.

Artigo anteriorAbertos os primeiros quilómetros da Ecopista do Tua
Próximo artigoSuzuki vai passar a ter um quarto negócio de mobilidade: carros aéreos