Portugal ocupa a 11ª posição entre 22 países europeus relativamente à maturidade do mercado de veículos elétricos, de acordo com o estudo EV Readiness Index 2022 da LeasePlan. A mesma análise de 2021 colocava o nosso país no 12º lugar.

Este documento (consulte aqui) chegou a esta classificação, após analisar três fatores: número de registos de VE, maturidade das infraestruturas VE e incentivos governamentais em cada mercado.

Das três variáveis analisadas, aquela em que Portugal tem um melhor desempenho é a do TCO (Total Cost Ownership). A que tem uma pior prestação é a da rede de carregamento.

Explica a LeasePlan que o “excelente score do fator TCO” é “maioritariamente devido aos subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país”.

Já o score relativo às infraestruturas de carregamento – prossegue a LeasePlan – reduziu em 1 ponto face a 2021, “revelando que a infraestrutura de carregamento continua a pontuar relativamente baixo em Portugal, em linha com a tendência europeia”.

Principais conclusões:

► A absorção de VE aumentou significativamente em quase todos os mercados. “Isto reflete a popularidade crescente dos VE em todos os países europeus à medida que mais modelos ficam disponíveis em todos os segmentos”, comenta a LeasePlan.

► A infraestrutura de carregamento ainda está atrasada, criando uma escassez de carregamento à medida que os registos de VE aumentam rapidamente. “Isto realça a necessidade urgente dos governos investirem numa infraestrutura pública robusta e fiável em toda a Europa”, salienta a LeasePlan.

► Os VE estão mais acessíveis do que nunca. “A competitividade dos custos é maioritariamente impulsionada por preços de energia comparativamente mais baixos para os VE (especialmente quando comparados com o aumento dos preços do gasóleo e do combustível da gasolina) e por regimes fiscais mais benéficos para os condutores de VE”, declara a LeasePlan.

► Por mercado, a Noruega foi a mais bem classificada em termos de prontidão de VE, República Checa e Polónia classificadas como as mais baixas, enquanto a Grécia teve o maior aumento de pontuação em relação a 2021.

Para Tex Gunning, CEO da LeasePlan, “a total falta de ação dos governos na infraestrutura de veículos elétricos está a criar uma escassez de carregamento na Europa”.

“À medida que aumenta a oferta de novos modelos de veículos elétricos e os preços caem, mais pessoas optam por VE e, se as infraestruturas de carregamento não acompanharem este crescimento, encontrar estações de carregamento disponíveis vai tornar-se cada vez mais difícil”, destaca este responsável.

Para Tex Gunning, “este relatório deve ser um alerta para a necessidade de investir numa ampla infraestrutura de carregamento europeia. A transição para a condução elétrica é uma das formas mais eficazes de combater as mudanças climáticas e os governos precisam torná-la mais fácil, não mais difícil, para todos fazerem a essa transição”.

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