O Roteiro da Sustentabilidade é uma iniciativa promovida pelo Cluster Habitat Sustentável, uma rede portuguesa que agrega agentes da cadeia de valor ligado ao desenvolvimento, promoção e otimização de ambientes construídos sustentáveis, através de projetos e soluções de inovação que respondem aos atuais desafios como o da transição verde e digital.

O Cluster Habitat Sustentável representa a cadeia de valor da construção, que abrange desde o setor extrativo ao da transformação de materiais das fileiras casa e construção, passando pela construção, reabilitação e imobiliário até outras atividades de fornecimento de bens e equipamentos diversos para o Habitat. É uma rede de empresas, centros de I&D, associações e municípios, entre outros, que procura valorizar os conceitos da sustentabilidade na inovação e competitividade dos seus agentes e soluções.

Com vista ao incentivo e à reflexão sobre a sustentabilidade no ambiente urbano construído, a Ubiwhere, empresa tecnológica focada na área das Smart Cities e associada do Cluster Habitat Sustentável, lança uma sessão dedicada à “Inteligência e Inovação no ambiente urbano”, integrada no Roteiro da Sustentabilidade.

Inovação, um catalisador da sustentabilidade

O evento, marcado para a tarde de 28 de abril em Aveiro, tem por objetivo reforçar a visibilidade da tecnologia e da inovação enquanto catalisadoras da sustentabilidade nas cidades.

O programa do evento conta com a intervenção das câmaras municipais de Aveiro, Ílhavo e Santarém, da Abimota, Ubiwhere e do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, que apresentarão modelos, conceitos e práticas para acelerar o desenvolvimento sustentável das cidades.

Sessão de pitch

O programa integrará ainda uma sessão de pitch, na qual as entidades Neoturf – Construção e Manutenção de Espaços Verdes, T&T – Multieléctrica, Signinum – Gestão de Património Cultural, CONCEXEC – Arquitectura, Cleanwatts Digital, WADA Solutions, Greenlab, e Areadobras Engenharia Sustentável, associados do Cluster Habitat Sustentável, divulgarão os seus mais recentes projetos e soluções dirigidos às cidades e comunidades sustentáveis.

Além disso, está prevista uma demonstração de uma solução de estacionamento inteligente em Aveiro, desenvolvida pela Ubiwhere, como exemplo de inovação e tecnologia aplicada nas cidades.

Evento está enquadrado na iniciativa Roteiro da Sustentabilidade e é co-organizado pelo Cluster Habitat Sustentável e a Ubiwhere.

O evento “Roteiro da Sustentabilidade: Inteligência e Inovação no Ambiente Urbano” dirige-se essencialmente a decisores políticos, quadros da administração pública e privada, profissionais qualificados das áreas do Planeamento, Engenharia, Construção e Arquitetura e membros do Sistema Científico e Tecnológico.

O evento tem lugar dia 28 de abril, às 14h00, no Edifício Atlas na cidade de Aveiro. A participação é gratuita, devendo ser feita inscrição prévia através do seguinte link.

Artigo anteriorMaturidade do mercado de EV: Portugal no meio da tabela na Europa
Próximo artigoAiways, marca 100% elétrica chega a Portugal

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of