A Universidade Católica organizou o curso de Responsible Business, dirigido a quadros superiores ou intermédios para os quais a organização considere importante aprofundarem o conhecimento sobre o assunto de forma a serem capazes de ajudar a impulsionar a agenda de “Responsible Business” dentro da empresa.

Nuno Moreira da Cruz, coordenador do programa Responsible Business: a Sustentabilidade como Estratégia, salientou que os negócios “responsáveis” são aqueles que colocam a sustentabilidade (no sentido holístico – económico, social  e ambiental – do conceito) no centro das suas estratégias de negócio; têm uma visão integrada dos interesses de todos os stakeholders relevantes, criam valor para a sociedade onde se integram e definem um purpose, consensual e partilhado por todos os stakeholders.

O mesmo responsável sublinhou que “a sustentabilidade é A estratégia, não havendo outra capaz de assegurar a sobrevivência empresarial a curto e longo prazo”.

De destacar ainda que “se é verdade que sem sustentabilidade económica, dificilmente haverá preocupações sociais e ambientais, o que é também cada vez mais verdade é que sem essas preocupações sociais e ambientais dificilmente haverá sustentabilidade económica e que as empresas para serem credíveis têm de ter muito claro porque se metem nestas agendas de sustentabilidade”.

No final deste curso, os participantes ficarão dotados de capacidades para incrementar a consciência desta macrotendência, conhecerão os processos que podem conduzir à definição dessas estratégias e vão ser capazes de participar nos debates internos nas suas organizações sobre qual a melhor estratégia a seguir para responder a estes desafios.

A Fundação Calouste Gulbenkian apoia este programa através da atribuição de cinco bolsas equivalentes ao montante total das propinas deste curso. 

Artigo anterior6 em cada 10 portugueses venderam bens em segunda mão no último ano
Próximo artigoQuais são as instalações mais poluidoras em Portugal?